Edição Nº 35 - 09/12/2009
BALANÇO 2009
ABMS amplia e aprofunda diálogo com a sociedade

“Fazendo aqui uma síntese das atividades promovidas pela ABMS ao longo de 2009, é possível perceber de imediato o excepcional dinamismo que marcou as iniciativas dos nossos Núcleos Regionais, Comitês e Comissões Técnicas. Ressalta desse rápido exame que a ABMS e todos os seus associados procuraram ampliar e aprofundar o diálogo com a sociedade. Estivemos presentes, apresentando estudos, análises e contribuições técnicas, em situações de grande repercussão social, como os deslizamentos em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Participamos do debate público envolvendo temas relevantes para o futuro do País, como o TAV (Trem de Alta Velocidade). É importante observar que essa “abertura para o mundo” não se fez, no entanto, em prejuízo da vocação histórica da ABMS, que é o debate profundo de temas técnicos e científicos. A participação da entidade e dos associados em fóruns nacionais e internacionais nunca foi tão expressiva quanto em 2009. Exemplo disso foi o Congresso da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos, ocorrido em Alexandria, no Egito, em outubro. Outro foi o Congresso Internacional de Túneis, transcorrido em maio, em Budapeste. Ambos contaram com participação recorde dos associados da ABMS. No âmbito interno, os destaques são a 5ª Cobrae, realizada em novembro, em São Paulo, o GeoCentro e o GeoRS, realizados em junho, além da “5ª Palestra ABMS”, levada com o brilho habitual por nosso vice-presidente, Arsenio Negro Jr., para as capitais do Rio, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, além de Brasília. O Núcleo Nordeste participou em junho do ato de criação do “Museu da Engenharia”, que será desenvolvido no Recife. A ABMS deu enfim continuidade em 2009 a sua vocação técnica e científica e ampliou sua presença para além do âmbito acadêmico, conquistando progressivamente espaços mais amplos. Este é o nosso duplo desafio para 2010: aprofundar o debate técnico e levar a voz da ABMS para círculos mais amplos, como a mídia, as autoridades e a sociedade em geral. Nossa participação se estendeu também para o campo da legislação e das normas técnicas. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) acaba de editar a Norma nº 11.682, que trata da estabilidade de encostas. A elaboração dessa norma contou com a participação de dezenas de associados da ABMS, que foram convidados a apresentar as suas contribuições durante o longo período em que o texto esteve sob exame. Hoje, a norma que está sendo estudada pela ABMS é a que trata de “Fundações”. Esperamos contar com a participação de todos para garantir que o texto possa contemplar, amplamente, as diversas perspectivas dos atores envolvidos.” Leia a íntegra do Editorial do presidente da ABMS, Jarbas Milititsky (foto), clicando aqui.

 

ENCOSTAS
5ª Cobrae reuniu em SP especialistas de 18 estados

O auditório da Universidade Anhembi Morumbi, na zona sul de São Paulo, foi palco da 5ª edição do maior encontro brasileiro sobre encostas. O evento da ABMS, que acontece a cada quatro anos, alcançou em 2009 o recorde de 354 inscritos e 86 trabalhos apresentados. Engenheiros, geólogos e estudantes de 18 estados estiveram presentes durante os três dias do evento (8 a 10/11). No 1º dia houve a apresentação da nova norma de Estabilidade de Encostas – NBR 11682 e também uma emocionada homenagem da ABMS a seu ex-presidente e sócio emérito, Willy Lacerda. A sessão de encerramento comoveu os participantes que discutiram o envolvimento da entidade no dia a dia dos deslizamentos em Santa Catarina, no final de 2008. “Nossos eventos sempre foram voltados para a comunidade técnica. Pela primeira vez, a ABMS falou para fora. Este evento foi um marco para a história da entidade”, afirmou Argimiro Alvarez Ferreira, presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, que organizou o encontro. Saiba mais.

 

ALEXANDRIA (ISSMGE)
Conferência Internacional registra recorde de participação de brasileiros

O início de outubro ficará registrado na história da ABMS como mais um importante passo em direção à internacionalização da engenharia geotécnica brasileira. Entre os dias 5 e 9 daquele mês, 40 membros da ABMS estiveram presentes à 17ª Conferência Internacional de Mecânica dos Solos, em Alexandria, no Egito, e colocaram o Brasil em quinto lugar na lista de países com maior número de participantes. Ao lado de Alemanha, Austrália, França e Itália, o Brasil esteve atrás apenas dos Estados Unidos, China, Egito, com 50 participantes e Japão, com 100. O destaque da ABMS foi além da participação. Na foto, a delegação brasileira reunida - 40 associados e seus acompanhantes. Leia mais.

FUNDAÇÕES
ABMS discute norma de fundações

Uma equipe constituída por vários membros da ABMS vem gerenciando a revisão da NBR-6122 – a norma nacional reguladora do projeto e execução de fundações, que está em vigor desde 1996. A equipe apresentou ao público técnico reunido no Instituto de Engenharia, em São Paulo, no dia 24/11, o novo texto para a norma de fundações, desenvolvido ao longo de seis anos. O texto tem por objetivo aproximar o conteúdo teórico do dia a dia da profissão, incluindo novas técnicas e métodos utilizados. “O encontro foi muito produtivo. Recebemos sugestões que vão desde a forma e gramática utilizada até detalhes técnicos pertinentes”, afirma Jaime Domingos Marzionna, coordenador da Comissão Revisora. O encontro paulistano reuniu 60 especialistas. A mesa redonda se repetiu no Rio de Janeiro no dia 7 de dezembro, no auditório do Clube de Engenharia. Confira mais detalhes aqui.

BARRAGENS
Projeto de monitoramento de barragens é apresentado na Áustria

Andrea Dyminski, presidente do Núcleo PR-SC da ABMS, participou, ao lado do engenheiro elétrico Eduardo Parente Ribeiro, da 2ª Conferência Internacional sobre Comportamento de Longo Termo de Barragens (LTBD). O evento, que aconteceu entre os dias 12 e 13 de outubro, em Graz, na Áustria, reuniu 200 participantes. A presença brasileira foi além da platéia. Andrea e Eduardo apresentaram projeto brasileiro que pretende dinamizar e aprimorar o processo de monitoramento de segurança de barragens por meio de inteligência computacional. Representantes de 17 países participaram da exposição. Leia mais.

 

9ª ICG
ABMS trará evento internacional de geossintéticos

Entre os dias 23 e 27 de maio do próximo ano, a ABMS escreve, em conjunto com a Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil), um importante capítulo da engenharia nacional. Pela primeira vez, será realizada em um país fora do hemisfério norte, a Conferência Internacional de Geossintéticos. O maior encontro internacional de geossintéticos acontece a cada quatro anos e a ultima edição reuniu 800 participantes no Japão. O Brasil recebe a 9ª edição com a expectativa de ultrapassar os recordes já alcançados - 70 expositores e 350 trabalhos técnicos. “Nossos esforços estão focados na preparação da melhor conferência internacional da IGS até o momento”, afirma Maurício Ehrlich, presidente da comissão organizadora. Confira outras informações.

 

 

CBT E INSTITUTO DE ENGENHARIA
Trem-bala: Comitê de Túneis propõe mudanças

O auditório do Instituto de Engenharia (IE), em São Paulo, foi palco, no dia 28 de outubro, de um importante debate promovido pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) em conjunto com o IE. Cerca de 200 engenheiros e especialistas em obras de solo se reuniram para discutir o atual projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), apresentado pelo governo brasileiro. A participação dos especialistas gerou sugestões de melhorias à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão responsável pelo projeto. A Agência esteve presente no Seminário “A Engenharia Nacional e o TAV”, representada pelo seu superintendente, Hélio França, que apresentou o projeto. Saiba mais.

 

ARSENIO NEGRO JR.
5ª "Palestra ABMS" reúne 100 participantes no Nordeste

A 5ª edição da "Palestra ABMS", que já passou por Brasília e pelos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, marcou presença no início de dezembro nas cidades de Recife (PE) e Salvador (BA). O palestrantre dessa 5ª edição é o projetista paulista Arsenio Negro Jr., vice-presidente da ABMS e diretor da Bureau Projetos. Ele apresentou o tema “Previsão, monitoramento e avaliação de desempenho das estruturas geotécnicas”, propondo soluções para reduzir os riscos de acidentes em obras de geotecnia. A palestra foi realizada na quarta-feira, 2/12, no auditório da Escola Politécnica da Universidade do Pernambuco, em Recife, a partir das 19h. No dia seguinte, quinta-feira, dia 3, Arsenio esteve em Salvador no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Na foto, Arsenio aparece ao lado de Jaime Gusmão Filho, ex-presidente da ABMS e membro do Núcleo Nordeste. Leia mais.

 

HOMENAGEM / USP - SÃO CARLOS
ABMS e Escola de Engenharia homenageiam Aoki

Com o lançamento de um livro e a organização de um evento de alta qualidade técnica e científica, a ABMS e Escola de Engenharia de São Carlos da USP homenagearam o professor Nelson Aoki (foto), que completou 70 anos no dia 13 de novembro. O encontro, no próprio dia 13/11, reuniu 200 alunos, professores e especialistas para a discussão de assuntos técnicos e para o lançamento do livro, elaborado em homenagem ao professor Aoki. Ao longo das 400 páginas, o livro traz artigos de convidados e outros reeditados, de autoria do professor. O evento em homenagem a Aoki foi organizado pelo Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos e reuniu nomes de destaque da ABMS como o presidente da entidade, Jarbas Milititsky, Waldemar Hachich, ex-presidente, e Tarcísio Barreto Celestino, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis. Leia mais detalhes.

 

ABENC
Seminário de engenharia emergencial vai reunir especialistas da ABMS nos dias 14 a 16/12

A Associação Brasileira de Engenharia Civil (ABENC) reserva para os próximos dias 14, 15 e 16 de dezembro a reunião de 30 especialistas, em Curitiba (PR), para discutir o papel da engenharia em questões relativas a catástrofes ambientais, inclusive as de responsabilidade humana. Para marcar a discussão, dois eventos foram organizados – 1º Seminário Brasileiro sobre Catástrofes Naturais e Antropogênicas e o 1º Seminário Brasileiro de Engenharia Civil e Emergencial, que será coordenado por associados da ABMS. Do Núcleo Paraná/Santa Catarina participam Andrea Dyminski, Fernando Sales, Edgar Odebrecht, Eduardo Dell´Avanzi e Ney Nascimento. Participam também Luis Antônio Bressani, do Núcleo Rio Grande do Sul, Willy Lacerda, do Núcleo Rio e Fernando Marinho, do Núcleo São Paulo. Saiba mais.

 

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose