topo
Edição Nº 35 - 09/12/2009
HOMENAGEM / USP - SÃO CARLOS
ABMS e Escola de Engenharia homenageiam Aoki

Com o lançamento de um livro e a organização de um evento de alta qualidade técnica e científica, a ABMS e Escola de Engenharia de São Carlos da USP homenagearam o professor Nelson Aoki (foto), que completou 70 anos no dia 13 de novembro. O encontro, no próprio dia 13/11, reuniu 200 alunos, professores e especialistas para a discussão de assuntos técnicos e para o lançamento do livro, elaborado em homenagem ao professor Aoki. Ao longo das 400 páginas, o livro traz artigos de convidados e outros reeditados, de autoria do professor. O evento em homenagem a Aoki foi organizado pelo Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos e reuniu nomes de destaque da ABMS como o presidente da entidade, Jarbas Milititsky, Waldemar Hachich, ex-presidente, e Tarcísio Barreto Celestino, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis.

“Um encontro de alto nível técnico, carregado de muita emoção”. É assim que a comissãoorganizadora da homenagem ao professor Nelson Aoki define o evento do dia 13 de novembro de 2009. Organizado pelo Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos, o encontro foi dividido em duas sessões técnicas. Na foto ao lado, Aoki recebe um presente das mãos de José Carlos Cintra, do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos.

Pela manhã, a primeira sessão, coordenada pelos professores José Carlos Ângelo Cintra e José Henrique Albiero, foi aberta pelo presidente da ABMS, Jarbas Milititsky, que abordou o tema "Desafios da Engenharia de Fundações". A apresentação de Milititsky foi seguida pelo professor António Viana da Fonseca, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. Fonseca falou sobre "A relevância da abordagem probabilística para a previsão de comportamento carga-assentamento de estacas em maciços residuais”.

Após o coffee-break seguiu-se a apresentação de Jorge Beim, engenheiro da PDI International, dos Estados Unidos, que tratou da "Aplicação da propagação da onda na análise da cravação e ensaio de fundações: estado da arte e tendências futuras".

No período da tarde, a segunda sessão foi coordenada pelos professores Waldemar Hachich e Tarcísio Barreto Celestino. Osamu Kusakabe, professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio, Japão, apresentou, através de vídeo, uma discussão sobre “Discussão sobre fundações rasas em camadas de calcário”.

Ao final da apresentação de Kusakabe, foi a vez de Nelson Aoki falar. O homenageado do dia tratou, tratou do tema ao qual tem dedicado hoje boa parte de seu tempo - "Mau uso de valores característicos na análise de confiabilidade em fundações". “Após uma elegante apresentação, aplaudida de pé pelos presentes, o professor Aoki dirimiu uma série de dúvidas levantadas pela platéia de mais de 200 inscritos de todo o país”, lembra professor Orêncio Monje Vilar, da comissão organizadora.

A sessão mais esperada ficou para o final do dia. A homenagem ao professor Aoki ganhou uma mesa composta por Maria do Carmo Calijuri, professora e diretora da EESC-USP, Jarbas Milititsky, presidente da ABMS, José Luiz Saes, presidente da ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia), Urbano Rodriguez Alonso (Núcleo São Paulo da ABMS) e Orencio M. Vilar, chefe do Departamento de Geotecnia da EESC-USP.

Os membros da mesa enalteceram, por meio de seus discursos, a vida e a trajetória profissional de Aoki, que recebeu diversas citações das instituições representadas na mesa. Urbano Rodriguez Alonso, do Núcleo São Paulo da ABMS, iniciou sua carreira profissional com Aoki. Ao reportar diversas passagens da vida profissional de ambos e ao comentar detalhes da personalidade do homenageado, Alonso transmitiu um caráter mais intimista à sessão.

A palavra foi aberta à platéia, conferindo um tom informal e descontraído à homenagem e novos depoimentos se somaram aos dos membros da mesa, cada qual destacando pontos da trajetória e da personalidade do professor Aoki.

Ao final da sessão Aoki pediu a palavra e, após destacar diferentes aspectos de sua vida profissional e a importância de sua família em sua trajetória, agradeceu a presença de seus alunos e amigos. “A presença de cada um dos participantes, que se locomoveu de diferentes partes do país especialmente para estar comigo naquele dia de muita emoção, nunca será esquecida”.

As atividades do dia dedicado a Nelson Aoki foram encerradas com um jantar na Associação dos Engenheiros de São Carlos. Aoki posou para fotos com todos os amigos, alunos e admiradores presentes.

Foi também o momento em que o homenageado autografou o livro editado em sua homenagem. “Trata-se de um livro em capa dura, intitulado “Engenharia de Fundações – Passado Recente e Perspectivas – Homenagem ao professor Nelson Aoki, com 400 páginas”, explica Orêncio M. Vilar. “O livro contém artigos convidados e artigos do professor Aoki reeditados”.

Uma quantidade de exemplares foi reservada para doação a instituições públicas, bastando que os interessados contatem, através de suas bibliotecas, o Departamento de Geotecnia da EESC-USP (e mail: neivamrc@sc.usp.br) e solicitem a doação.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose