topo
Edição Nº 35 - 09/12/2009
ABENC
Seminário de engenharia emergencial vai reunir especialistas da ABMS nos dias 14 a 16/12

A Associação Brasileira de Engenharia Civil (ABENC) reserva para os próximos dias 14, 15 e 16 de dezembro a reunião de 30 especialistas, em Curitiba (PR), para discutir o papel da engenharia em questões relativas a catástrofes ambientais, inclusive as de responsabilidade humana. Para marcar a discussão, dois eventos foram organizados – 1º Seminário Brasileiro sobre Catástrofes Naturais e Antropogênicas e o 1º Seminário Brasileiro de Engenharia Civil e Emergencial, que será coordenado por associados da ABMS. Do Núcleo Paraná/Santa Catarina participam Andrea Dyminski, Fernando Sales, Edgar Odebrecht, Eduardo Dell´Avanzi e Ney Nascimento. Participam também Luis Antônio Bressani, do Núcleo Rio Grande do Sul, Willy Lacerda, do Núcleo Rio e Fernando Marinho, do Núcleo São Paulo

A abertura dos dois eventos acontece às 8h40 da segunda-feira (14/12). A partir desse momento, os dois eventos acontecem no Centro de Eventos do Mabu Royal & Premium Hotel, no centro da capital paranaense. As manhãs dos três dias serão destinadas ao 1º Seminário Brasileiro sobre Catástrofes Naturais e Antropogênicas. Já as tardes ficarão ocupadas pelo 1º Seminário Brasileiro de Engenharia Civil e Emergencial.

A participação dos associados ABMS acontece desde a manhã do primeiro dia. A partir das 10h30 Luis Fernando Sales, do Núcleo Paraná/Santa Catarina, fala sobre “Inundações, Alagamentos e Deslizamentos de Encostas em Santa Catarina”. Sales participou do dia a dia da tragédia que assolou Santa Catarina no final de 2008, deixando 78 mil desabrigados em decorrência dos mais de quatro mil escorregamentos.

Na tarde do dia 14, falando para o Seminário Brasileiro de Engenharia Civil Emergencial, estarão Luis Antônio Bressani, do Núcleo Rio Grande do Sul e Eduardo Dell´Avanzi, do Núcleo Paraná-Santa Catarina. Os engenheiros participarão da mesa-redonda “Papel do Engenheiro Civil na Avaliação, Inspeção e Liberação de Áreas de Risco”, com outros dois especialistas – Rute Borges, coordenadora da Defesa Civil de São Francisco do Conde (BA) e Juliana Gonçalves, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI).

No dia 15 (terça-feira), a mesa redonda do 1º Seminário de Engenharia Civil Emergencial conta com Andrea Dyminski, presidente do Núcleo Paraná - Santa Catarina, na discussão do tema “Engenharia Civil Emergencial em Pontes, Rodovias, Ferrovias, Barragens, Edificações e Cidades”. A especialista em barragens divide a mesa com Mauro Santos Filho (diretor do Setor de Tecnologia da UFPR), Nicanor Neto (ex-coordenador da Defesa Civil do Estado de Sergipe e presidente da ABENC/SE), Ademar Cordero (professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB).

Na tarde do último dia de evento (16/12), Willy Lacerda, Edgar Odebrecht, Fernando Marinho e Ney Nascimento dividem a última mesa-redonda . Com o tema “Recuperação de Áreas Degradadas por Catástrofes e Reconstrução Emergencial”, os especialistas fazem da ABMS a entidade com o maior número de palestrantes no evento. Para saber mais sobre as inscrições, clique aqui.  

Clique aqui para ter acesso à programação completa do evento.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose