topo
Edição Nº 35 - 09/12/2009
BALANÇO 2009
ABMS amplia e aprofunda diálogo com a sociedade

“Fazendo aqui uma síntese das atividades promovidas pela ABMS ao longo de 2009, é possível perceber de imediato o excepcional dinamismo que marcou as iniciativas dos nossos Núcleos Regionais, Comitês e Comissões Técnicas. Ressalta desse rápido exame que a ABMS e todos os seus associados procuraram ampliar e aprofundar o diálogo com a sociedade. Estivemos presentes, apresentando estudos, análises e contribuições técnicas, em situações de grande repercussão social, como os deslizamentos em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Participamos do debate público envolvendo temas de grande relevância para o futuro do País, como o TAV (Trem de Alta Velocidade). É importante observar que essa “abertura para mundo” não se fez, no entanto, em prejuízo da vocação histórica da ABMS, que é o debate profundo de temas técnicos e científicos. A participação da entidade e dos associados em fóruns nacionais e internacionais nunca foi tão expressiva quanto em 2009. Exemplo disso foi o Congresso da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos, ocorrido em Alexandria, no Egito, em outubro. Outro foi o Congresso Internacional de Túneis, transcorrido em maio, em Budapeste.

Ambos contaram com participação recorde dos associados da ABMS. No âmbito interno, os destaques são a 5ª Cobrae, realizada em novembro, em São Paulo, o GeoCentro e o GeoRS, realizados em junho, além da “5ª Palestra ABMS”, levada com o brilho habitual por nosso vice-presidente, Arsenio Negro Jr., para as capitais do Rio, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, além de Brasília. O Núcleo Nordeste participou em junho do ato de criação do “Museu da Engenharia”, que será desenvolvido no Recife. A ABMS deu enfim continuidade em 2009 a sua vocação técnica e científica e ampliou sua presença para além do âmbito acadêmico, conquistando progressivamente espaços mais amplos.

Este é o nosso duplo desafio para 2010: aprofundar o debate técnico e levar a voz da ABMS para círculos mais amplos, como a mídia, as autoridades e a sociedade em geral. Nossa participação se estendeu também para o campo da legislação e das normas técnicas. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) acaba de editar a Norma nº 11.682, que trata da estabilidade de encostas. A elaboração dessa norma contou com a participação de dezenas de associados da ABMS, que foram convidados a apresentar as suas contribuições durante o longo período em que o texto esteve sob exame. Hoje, a norma que está sendo estudada pela ABMS é a que trata de “Fundações”. Esperamos contar com a participação de todos para garantir que o texto possa contemplar, amplamente, as diversas perspectivas dos atores envolvidos.

“Ainda no campo legal, a ABMS está engajada também na tramitação do Projeto de Lei 117/06 no Senado Federal, que em versão original tinha por finalidade regulamentar a profissão de geofísico. Aprovado pela Câmara em 2005, o projeto permite ao geólogo projetar e executar obras envolvendo solos, fundações, contenções, taludes, escavações, barragens, aterros e pavimentos – atribuições até agora incorporadas exclusivamente ao dia-a-dia do engenheiro geotécnico. Da forma como está redigido, o projeto é inaceitável para os engenheiros geotécnicos. A ABMS vai empenhar todos os esforços para que o Senado Federal reveja a matéria e coloque o debate na sua trilha natural.

“Estamos colhendo hoje os frutos dos trabalhos desenvolvidos por todas as Diretorias que antecederam a atual gestão. Os Núcleos Regionais estão mais atuantes a cada dia – e desenvolvem ações que propagam o nome, os valores e os objetivos da ABMS por todo o país. Na mesma linha seguem o Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) e o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), com forte presença em suas respectivas áreas de atuação.

“Vivemos em 2009 um ano de muitas realizações. Não pretendo elencá-las todas neste editorial, uma vez que várias dessas iniciativas foram apresentadas nas diversas edições de nossa revista eletrônica e-ABMS. Nossa expectativa é a de iniciar o Ano Novo com a implantação de um Plano de Ações que dará impulso ainda maior à ABMS.

“Agradecemos a todos os Núcleos Regionais da ABMS, aos nossos dois Comitês (CBMR e CBT) e às Comissões Técnicas. Deixamos um agradecimento especial aos companheiros de Diretoria, que são imprescindíveis por compartilhar conosco dos mesmos sonhos e expectativas, dividindo ainda o trabalho aplicado à implantação de nossos planos conjuntos. Agradecemos também aos Sócios Eméritos da ABMS, que trazem dentro de si a história de nossa Associação. E registramos, por fim, nossos agradecimentos à equipe profissional da ABMS – as secretárias Silvia Rabello e Vanessa Rosa, cujo empenho e dedicação são fundamentais para que a entidade desenvolva a contento as suas tarefas.

“A todos os Associados da ABMS – o nosso muito obrigado pela disposição em participar ativamente das principais iniciativas de nossa entidade. A ABMS existe para atendê-los e para bem cumprir o seu papel social – que é o de servir ao desenvolvimento da engenharia geotécnica no País e ao desenvolvimento do Brasil, especialmente de sua infraestrutura.

“Desejo a todos um bom final de ano! Que em 2010 nossos sonhos se realizem e que tenhamos todos paz, saúde, alegria e muitas realizações.”


Jarbas Milititsky, Presidente da ABMS

 

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose