Edição Nº 39 - 01/07/2010
EDITORIAL
Uma edição histórica do Cobramseg em 2010

No ano em que comemora 60 anos de sua fundação, a ABMS se prepara para realizar o melhor COBRAMSEG de sua história. Não há nenhum exagero aqui. É dever de cada Comissão Organizadora reunir forças para superar sempre as conquistas de eventos anteriores. Nossa expectativa é a de que façamos em 2012 outra edição histórica. É este clima de otimismo e confiança que contagia a todos os que participamos da organização do COBRAMSEG 2010. Faltando pouco mais de um mês para o início do encontro, já podemos saudar a presença de grandes nomes da engenharia geotécnica nacional e internacional e o apoio indispensável de algumas das principais empresas de infraestrutura do país ao evento. “Engenharia geotécnica para o desenvolvimento: inovação e sustentabilidade”. Este é o tema do COBRAMSEG – que está naturalmente associado ao principal desafio do país hoje, que é o desenvolvimento da infraestrutura, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. O Brasil tem hoje 1.200 obras de infraestrutura em diversos estágios de evolução. Mais de 700 delas já foram iniciadas. Os investimentos envolvidos ultrapassam os 350 bilhões de reais. Só neste ano, o país vai aplicar 100 bilhões de reais em infraestrutura. Em 2011, serão 120 bilhões e, em 2012, 140 bilhões de reais. São recursos privados, recursos públicos e resultantes de parcerias público-privadas. Confira aqui a íntegra do editorial de Fernando Schnaid, Secretário Geral da ABMS e coordenador da Comissão Organizadora do COBRAMSEG 2010.

 
COBRAMSEG 2010
Engenharia geotécnica a serviço do desenvolvimento

Principal evento geotécnico realizado no país, o Cobramseg 2010 será ainda mais importante graças às comemorações dos 60 anos da ABMS. Outros três encontros técnicos vão acontecer no mesmo período em Gramado (RS) e estima-se que reunirão mais de 1000 participantes. Entre os dias 18 e 22 de agosto, o Núcleo Rio Grande do Sul realiza a 15ª edição do Cobramseg 2010 e recebe também o V Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o IV GeoJovem e o V Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia. “O evento já está sendo um sucesso. Priorizamos a interação entre academicismo e indústria e teremos, como palestrantes, representantes das melhores universidades do país e também das principais empresas”, afirma Fernando Schnaid, organizador do evento e Secretário Geral da ABMS. “O encontro entre os dois campos é promovido com o objetivo principal de proporcionar o avanço da geotecnia”. O encontro entre academia e profissionais não é o único promovido pelo XV Cobramseg. ISSMGE e sociedades nacionais de geotecnia de todos os países da América Latina estarão reunidos. O presidente da Associação Internacional de Mecânica dos Solos fará o encerramento do encontro e todos os presidentes das associações geotécnicas dos países da América Latina estarão presentes. Um Workshop sobre Desastres Naturais faz parte da programação dos eventos que acontecem em Gramado durante o mês de agosto. No dia 17/8, um dia antes do início da programação do Geojovem, o Workshop reúne os participantes em discussões sobre prevenção, remediação e ação emergencial em casos de acidentes em encostas. Quem coordena a discussão é o REAGEO (Instituto Nacional de Recuperação de Encostas e Planícies). Confira mais detalhes.

 

CARTA ÀS AUTORIDADES
ABMS e ABGE apresentam documento público

A ABMS, em conjunto com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), apresenta documento público dirigido às autoridades com o objetivo de evitar que ocorram novos acidentes por escorregamentos de terras, como os que deixaram mais de 250 vítimas no Rio de Janeiro neste início de mês. O documento foi apresentado publicamente no dia 16 de abril de 2010, na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. A “Carta Aberta às Autoridades”, documento conjunto assinado por Jarbas Milititsky, presidente da ABMS, e pelo geólogo Fernando Kertzman, presidente da ABGE, traz cinco medidas principais.“Chegamos a uma situação de extrema urgência de medidas preventivas. A cada momento vidas humanas são perdidas em pontos de escorregamentos de solo e isso não pode continuar”, declara Willy Lacerda, um dos participantes da reunião ABMS-ABGE, realizada no dia 25 de fevereiro de 2010. Para o ele, a Carta é um apelo às autoridades. “É evidente a urgência de medidas para zoneamento de risco das cidades brasileiras sujeitas a escorregamento de encostas e isso tem de ser feito”. Clique aqui para saber mais e acessar o documento.

 

HOMENAGEM
ABMS e ABGE homenageiam professor Milton Vargas

Aos 96 anos de idade, um dos pais da mecânica dos solos no Brasil foi homenageado em um evento promovido pela ABMS em conjunto com a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental). O evento em homenagem a Milton Vargas, presidente da ABMS de 1950 a 1952, aconteceu no dia 16 de abril, no auditório da sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. Um vídeo sobre a vida e obra do professor, produzido pela ABMS, foi apresentado durante a homenagem. “Milton Vargas não foi só o primeiro presidente, mas também uma figura símbolo da geotecnia brasileira. Ele representa a criação do conhecimento da geotecnia brasileira”, afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS. Saiba mais sobre a homenagem.

 

NOVO SITE ABMS
O portal da geotecnia brasileira

Mais dinâmico e atualizado, o novo site da ABMS foi lançado no dia 21 de maio de 2010. Pluralidade de informações, atualidade e interação são as principais marcas desse novo site que traz a geotecnia para o conceito de web 2.0, preparando a página web da entidade para se tornar o portal da geotecnia brasileira. Em sua home, o site conta com um resumo dos principais destaques da área geotécnica. Reportagens especiais, entrevistas e artigos fazem parte do conteúdo. Informações sobre eventos, cursos e iniciativas da Diretoria, dos Núcleos, Comitês e Comissões continuam a compor o acervo online da ABMS, que ganha agora um novo layout, mais atraente e completo. Conheça os detalhes da nova fase online da ABMS. Conheça mais do novo site.

GUARUJÁ – 22 E 27/5
Conferência de Geossintéticos e Simpósio de Solos Moles levaram comunidade geotécnica ao Guarujá

Entre os dias 22 e 27 de maio, o Hotel Jequitimar, no Guaruja, litoral de São Paulo recebeu mais de 900 membros da comunidade geotecnia nacional e internacional. O Simpósio de Solos Moles, realizado de 22 a 23 de maio, contou com 227 inscritos de 13 países diferentes. Cerca de 800 participantes compareceram à 9ª Conferência Internacional de Geossintéticos, entre 23 e 27 de maio. Confira detalhes dos dois eventos. Confira detalhes dos dois eventos.

 

GEOSUL 2010
Evento reúne 350 em Foz do Iguaçu

Entre os dias 21 e 23 de abril, o Núcleo Paraná/Santa Catarina levou para o GeoSul 2010 temas já tradicionais do evento que chega neste ano à sétima edição. Inovações e obras recentes de túneis, rodovias, ferrovias e portos foram discutidos por grandes especialistas, assim como aplicações práticas e novas tecnologias de investigações geotécnicas. Estabilidade de encostas, com discussões sobre contenção e monitoramento, geotecnia ambiental e novos materiais, bem como os desafios atuais e projetos de fundações de importantes obras foram temas colocados em pauta no segundo dia de evento (22/4). Leia mais.
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose