topo
Edição Nº 39 - 01/07/2010
COBRAMSEG 2010
Engenharia geotécnica a serviço do desenvolvimento

Principal evento geotécnico realizado no país, o Cobramseg 2010 será ainda mais importante graças às comemorações dos 60 anos da ABMS. Outros três encontros técnicos vão acontecer no mesmo período em Gramado (RS) e estima-se que reunirão mais de 1000 participantes. Entre os dias 18 e 22 de agosto, o Núcleo Rio Grande do Sul realiza a 15ª edição do Cobramseg 2010 e recebe também o V Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o IV GeoJovem e o V Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia.

“O evento já está sendo um sucesso. Priorizamos a interação entre academicismo e indústria e teremos, como palestrantes, representantes das melhores universidades do país e também das principais empresas”, afirma Fernando Schnaid (foto), organizador do evento e Secretário Geral da ABMS. “O encontro entre os dois campos é promovido com o objetivo principal de proporcionar o avanço da geotecnia”.

O encontro entre academia e profissionais não é o único promovido pelo XV Cobramseg. ISSMGE e sociedades nacionais de geotecnia de todos os países da América Latina estarão reunidos. O presidente da Associação Internacional de Mecânica dos Solos fará o encerramento do encontro e todos os presidentes das associações geotécnicas dos países da América Latina estarão presentes. Um Workshop sobre Desastres Naturais faz parte da programação dos eventos que acontecem em Gramado durante o mês de agosto. No dia 17/8, um dia antes do início da programação do Geojovem, o Workshop reúne os participantes em discussões sobre prevenção, remediação e ação emergencial em casos de acidentes em encostas. Quem coordena a discussão é o REAGEO (Instituto Nacional de Recuperação de Encostas e Planícies).

COBRAMSEG 2010 – 20 a 22 de agosto

Melhorar a qualidade da geotecnia nacional através da aproximação entre o universo técnico-científico e os desafios da prática profissional é um objetivo importante da ABMS e do Cobramseg. A edição 2010 traz uma novidade que pretende aproximar ainda mais os dois lados da geotecnia. O evento contará com a participação, como palestrantes, de profissionais de grandes empresas brasileiras para discutir projetos ligados ao desenvolvimento da infraestrutura nacional.

Profissionais envolvidos em algumas das principais obras de infraestrutura no país irão abordar detalhes de cada projeto. Temas como extração de recursos minerais e exploração de petróleo e gás farão parte das apresentações do encontro e serão abordados por técnicos ligados a empresas.

Sete sessões paralelas, nove plenárias e quatro sessões de encontro com a indústria serão os compromissos dos mais de 900 participantes que estarão em Gramado durante os três dias de Cobramseg. Os temas englobam de modo geral geotecnia ligada à infraestrutura.  Prospecção geotécnica será abordada ao lado de tratamentos de solos, escavações em rocha e engenharia de rochas subterrâneas e superficiais. A geotecnia de mineração tem destaque durante evento, assim como os geomateriais e novos materiais.

Obras de infraestrutura aeroportuária também serão tratadas no Cobramseg 2010, assim como a questão da preservação ambiental em obras geotécnicas e a geotecnia voltada para prevenção de desastres naturais. Desta vez quem entra em cena são profissionais de empresas envolvidas nas principais obras atuais de infraestrutura do país.

“Trazer os próprios profissionais de cada empresa envolvida nas principais obras geotécnicas do país é um modo de enriquecer o lado prático da discussão”, afirmou Fernando Schnaid (à dir.) presidente da Comissão Organizadora. “Os profissionais são técnicos competentes que apresentarão as novas tecnologias empregadas sob o ponto de vista científico. O foco é permitir um elo entre a teoria dos acadêmicos e o dia-a-dia da profissão”.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

“Engenharia Geotécnica para o Desenvolvimento: Inovação e Sustentabilidade” – este é o tema geral do Cobramseg 2010. O evento vai abordar os principais desafios da engenharia geotécnica necessários ao desenvolvimento e à sustentabilidade. Para isso, além dos temas indicados, abordará temas gerais como as tendências e as inovações de Fundações e Infraestrutura de obras civis.

Escavações, Taludes, Estruturas de Contenção e Barragens também estão entre os temas propostos pela organização do evento. Os assuntos Segurança e Riscos de Estruturas Geotécnicas também estão em pauta, assim como debates sobre a Responsabilidade Civil que abordarão os polêmicos temas Investigação Geotécnica, Ensaios de Campo e Laboratório.

Os três dias de Cobramseg vão permitir também a discussão de tópicos como os geossintéticos, certificação de projetos e produtos, mecânica de solos cimentados, rochas brandas, rochas duras e maciços rochosos, materiais inovadores da geotecnia e engenharia de pavimentos.

WORKSHOP SOBRE DESASTRES NATURAIS – 17/6

Um dia antes do início dos eventos, Gramado recebe o Workshop sobre Desastres Naturais. O encontro, promovido pela REAGEO tem o objetivo de discutir assuntos de prevenção, remediação e ação emergencial em casos de calamidade. O Instituto, que é dedicado à recuperação de encostas e planícies, promove ao longo do dia debates e exposições sobre quatro temas centrais - prevenção de desastres, remediação, gestão de risco em encostas ocupadas e ações emergências.

O primeiro tema, prevenção de desastres, apresentará ações possíveis para a prevenção do risco - ações do poder publico, aplicação de cartas geotécnicas e cartas de risco. O segundo tema trará soluções de engenharia para as instabilidades divididas em dois subgrupos: medidas preventivas e corretivas.

O terceiro assunto do Workshop abordará a gestão de risco em encostas ocupadas. Fatores como sistemas de alerta, educação da população e capacitação de técnicos serão discutidos. O último assunto tratará de ações emergenciais para depois que o acidente ocorre. A discussão passará por remoção segura de escombros e soluções rápidas diante do escorregamento.

GEOJOVEM – 18/6

O dia 18 de agosto ficou reservado para a realização do IV Simpósio Brasileiro de Jovens Geotécnicos. Depois da abertura solene do evento, acontecem as paralelas Geo1 e Geo2, com a apresentação de temas e estudos dos participantes. A planária GeoJovem vem a seguir. Ao final do dia, acontece a premiação das melhores teses apresentadas. Entre os dias 19 e 22 de agosto, o espaço de apresentações e discussões será destinado ao V Envontro Luso Brasileiro e ao XV Cobramseg.

V CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE GEOTECNIA – 19/6

Depois da sessão de abertura, a quinta edição do Congresso Luso Brasileiro traz aos participantes o tema “Projeto de Fundações”, na primeira sessão plenária do encontro. A segunda sessão tratará das inovações tecnológicas em fundações. Três sessões paralelas ilustram a tarde do dia 19 de agosto. Os temas serão: dimensionamento, modelação e ensaios de fundações, escavações profundas em áreas urbanas e tecnologia das construções e casos de obra.

A reunião de eventos contará com a participação de nomes internacionais de destaque. Harry Poulus, professor da Universidade de Sidney, apresentará a 2ª Victor de Mello Lecture, que será introduzida pelo Prof. John Burland. Pela primeira vez no Brasil, teremos a oportunidade de homenagear o professor Victor de Mello (foto), presidente da ABMS entre 1964 e 1966, presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) de 1981 a 1985, e um dos grandes nomes da geotecnia mundial.

A palestra Victor de Mello Lecture foi incorporada ao Congresso Luso Brasileiro na última edição do evento, realizada em Coimbra no ano passado. De periodicidade bienal, o Congresso Luso-Brasileiro é realizado alternadamente no Brasil e em Portugal e é promovido pela ABMS e pela SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia). O início da Victor de Mello Lecture está previsto para depois do intervalo da tarde. O dia termina com o jantar Luso-Brasileiro.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose