topo
Edição Nº 39 - 01/07/2010
EDITORIAL
Uma edição histórica do Cobramseg em 2010

No ano em que comemora 60 anos de sua fundação, a ABMS se prepara para realizar o melhor COBRAMSEG de sua história. Não há nenhum exagero aqui. É dever de cada Comissão Organizadora reunir forças para superar sempre as conquistas de eventos anteriores. Nossa expectativa é a de que façamos em 2012 outra edição histórica.

É este clima de otimismo e confiança que contagia a todos os que participamos da organização do COBRAMSEG 2010. Faltando pouco mais de um mês para o início do encontro, já podemos saudar a presença de grandes nomes da engenharia geotécnica nacional e internacional e o apoio indispensável de algumas das principais empresas de infraestrutura do país ao evento.

“Engenharia geotécnica para o desenvolvimento: inovação e sustentabilidade”. Este é o tema do COBRAMSEG – que está naturalmente associado ao principal desafio do país hoje, que é o desenvolvimento da infraestrutura, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

O Brasil tem hoje 1.200 obras de infraestrutura em diversos estágios de evolução. Mais de 700 delas já foram iniciadas. Os investimentos envolvidos ultrapassam os 350 bilhões de reais. Só neste ano, o país vai aplicar 100 bilhões de reais em infraestrutura. Em 2011, serão 120 bilhões e, em 2012, 140 bilhões de reais. São recursos privados, recursos públicos e  resultantes de parcerias público-privadas.

Vivemos, portanto, um momento especial. A ABMS, representando os engenheiros geotécnicos de todo o país, quer participar dessas conquistas, oferecer soluções técnicas, envolver-se no debate público, quer dar enfim a contribuição da comunidade geotécnica para que sejam definitivamente superados os entraves ao desenvolvimento do país decorrentes da  nossa precária infraestrutura.

Haveremos também de propor soluções de longo prazo para impedir a repetição de tragédias geotécnicas, como as que costumam ocorrer durante o verão nas regiões Sul e Sudeste e durante o inverno, no Nordeste. Workshop com essa temática vai reunir no dia 17 de agosto, em Gramado, os principais especialistas da ABMS e do país, abrindo o ciclo de eventos que vai culminar no COBRAMSEG 2010.

Na sequência teremos, no dia 18, o GEOJOVEM, que é o principal canal de relacionamento e integração da ABMS com os estudantes de engenharia e os jovens engenheiros geotécnicos de todo o país. É a ABMS buscando sempre a sua renovação, a sua perpetuação, buscando estar em contato direto com aqueles que serão os futuros dirigentes da nossa Associação.

Importante destacar também o V Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia – e dentro dele a “2ª Victor de Mello Lecture”, que será apresentada pelo professor Harry Poulos. Outra menção deve ser feita ao V Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, organizado pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS.

Além da intensa programação técnica, com a presença de personalidades que brilham no meio geotécnico nacional e internacional, o COBRAMSEG 2010 dará importância também à atividade social, com destaque para as comemorações dos 60 anos da ABMS.

Vivendo antecipadamente o clima positivo do evento, renovamos mais uma vez o convite a todos para que mobilizem seus amigos e colegas – de empresa e do meio acadêmico – e compareçam ao COBRAMSEG 2010. Preparamos algumas surpresas, sem dúvida – que serão reservadas, naturalmente, a quem prestigiar o nosso evento.

Esperamos vocês em Gramado. Até lá!

Fernando Schnaid
Secretário-Geral da ABMS
Coordenador da Comissão Organizadora do COBRAMSEG 2010

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose