topo
Edição Nº 39 - 01/07/2010
HOMENAGEM
ABMS e ABGE homenageiam professor Milton Vargas

Aos 96 anos de idade, um dos pais da mecânica dos solos no Brasil foi homenageado um evento promovido pela ABMS em conjunto com a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental). O evento em homenagem a Milton Vargas, presidente da ABMS de 1950 a 1952, aconteceu no dia 16 de abril, no auditório da sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. Um vídeo sobre a vida e obra do professor, produzido pela ABMS, foi apresentado durante a homenagem. “Milton Vargas não foi só o primeiro presidente, mas também uma figura símbolo da geotecnia brasileira. Ele representa a criação do conhecimento da geotecnia brasileira”, afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS.

O evento do dia 16/4 deu início a uma recente iniciativa da ABMS. Em 2010 a entidade, completa 60 anos, e uma das maneiras que escolheu para comemorar é o resgate de sua história através da documentação da vida e obra de seus ex-presidentes. Cada uma das seis décadas da ABMS será representada por um ex-presidente, que terá sua vida e obra retratados em reportagens especiais veiculadas pela Associação.

“No Brasil, nós temos muito pouco de preservação das corporações e das associações e nós normalmente nos esquecemos daqueles que nos antecederam. Nós estamos fazendo 60 anos e faz parte desse programa um resgate da história e um reconhecimento à enorme contribuição que os ex-presidentes deram a nossa associação”, destaca Jarbas Milititsky. “Eles foram os fundadores da instituição, mantiveram a chama acesa do conhecimento”.

Milton Vargas, como primeiro presidente da entidade (1950-52), é o primeiro homenageado nesta iniciativa. Uma reportagem especial sobre a vida do professor Vargas foi publicada na 34ª edição da revista eletrônica e-ABMS. No dia 16, foi apresentado um clipe do vídeo-documentário sobre a história de vida do professor que desenvolveu o gosto pela engenharia ainda criança, quando brincava em obras de hidrelétricas, na empresa em que o pai trabalhava como médico. O clipe, apresentado durante o evento, trouxe sete minutos de relatos de algumas das partes mais significativas da vida de Milton Vargas.

O vídeo completo, produzido pela ABMS, tem cerca de 30 minutos e estará disponível na videoteca do site. Um dos pioneiros na mecânica dos solos brasileira, Milton Vargas ficou conhecido por apresentar os solos residuais ao pai da mecânica dos solos mundial – Karl Von Terzaghi, em 1947, em São Paulo. O primeiro presidente da ABMS é um dos grandes ícones admirados pela comunidade geotécnica nacional. “O Brasil passou a ficar conhecido em solos tropicais, solos residuais, e, muito depois disso, em solos não saturados, por causa dos trabalhos do Milton Vargas”, lembra Alberto Sayão, presidente da ABMS entre 2004 e 2008. “Como engenheiros geotécnicos, devemos muito a ele”.

“O professor Milton Vargas estudou profundamente os solos residuais e estabeleceu formas de raciocínio para interpretar os fenômenos particulares desse tipo de solo, inclusive, métodos de recuperação”, destaca Alberto Teixeira, presidente da ABMS de 1976 a 78. “A participação do professor Vargas nesse aspecto é ímpar”.

Segundo o presidente da ABMS, o reconhecimento da contribuição dos ex-presidentes, que começa com a homenagem a Milton Vargas, é extremamente importante para o presente e o futuro da entidade e da engenheira geotécnica brasileira. “Embora hoje o Brasil viva um momento bastante diferente da realidade em que os ex-presidentes estavam inseridos, com outros desafios, entender essa realidade e as soluções que eles encontraram na época é de extrema valia para o presente e o futuro dos geotécnicos e da geotecnia brasileira”, afirma Jarbas Milititsky.

Assista ao vídeo feito em homenagem a Milton Vargas, disponibilizado na Videoteca do novo site da ABMS, clicando aqui.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose