Edição Nº 44 - 04/11/2010
EDITORIAL
Planejamento deve ir além do risco presente ou emergencial

Incentivar a educação e a formação dos profissionais que irão constituir a mão de obra qualificada para o avanço da infraestrutura nacional é uma tarefa que a ABMS desempenha há 60 anos. Em 2010, no entanto, a entidade foi além da formação universitária e se voltou para a solução de um problema que está na base da geotecnia – dando sua contribuição para suprir o déficit de qualificação profissional entre os sondadores. Entendendo os desafios da necessidade de melhorar a qualidade das sondagens de simples reconhecimento, objeto permanente de queixas na comunidade geotécnica, a ABMS pretende contribuir com o que tem de melhor: o conhecimento. Através de uma parceira com o Ministério da Educação (MEC), concretizada pelo Núcleo Centro-Oeste da entidade, pretendemos sanar esse impasse que compromete a prática a prática geotécnica. Confira aqui a íntegra do editorial de Jarbas Milititsky, presidente da ABMS.

FORMAÇÃO
ABMS firma parceria com MEC e pretende formar 5 mil sondadores em 2011

Depois de coordenar, em Brasília, um curso piloto para a formação qualificada de sondadores, a ABMS, por meio do Núcleo Centro-Oeste, estabelece parceria com o Ministério da Educação (MEC) para levar o curso, com mais de 200 horas, a todo o território nacional. Com aulas ministradas por 130 professores do Instituto Federal de Brasília, com a orientação e promoção da ABMS, a parceria tem o objetivo de formar e certificar, em 2011, cinco mil sondadores. Ainda em 2010, o presidente da ABMS, Jarbas Milititsky, assinará, em conjunto com o Secretário Eliezer Moreira Pacheco, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o acordo de cooperação entre a ABMS e o MEC. “O curso ministrado no primeiro semestre de 2010 foi um sucesso e mostrou que temos como atuar para melhorar a formação dos responsáveis por uma das etapas mais importantes de uma obra - a sondagem”, afirma Carlos Medeiros, presidente do Núcleo Centro-Oeste da ABMS. “Levar o curso para todo o Brasil é uma iniciativa válida e promissora, que leva em conta as necessidades de nossas empresas e da infraestrutura nacional”. Saiba mais.

 
PALESTRA ABMS
Palestra ABMS 2010 termina com 800 expectadores e apresentação extra marcada para 17/11  

A maratona da Palestra ABMS de 2010 levou o convidado e palestrante Roberto Quental Coutinho ao encontro de mais de 800 participantes reunidos nos oito núcleos regionais da ABMS entre 30 de setembro e 20 de outubro. A discussão, que passou por Cuiabá, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife, esteve focada na gestão de risco de movimentos de massa para planejamento de uso do solo. Coutinho, que é professor da Universidade Federal do Pernambuco e ex-presidente da ABMS, falou sobre a experiência pernambucana no mapeamento e prevenção do risco e abordou aspectos particulares de cada região, na qual se apresentou. “É muito interessante porque cada região contribui com as suas características particulares, questionando e abordando seus aspectos característicos”, destacou Coutinho. “Foi um trabalho árduo de preparação e também de apresentação, mas muitíssimo válido. É uma experiência única e demasiadamente gratificante”. O sucesso da Palestra ABMS 2010 gerou o convite para repetição da palestra. O Núcleo Centro-Oeste, que recebeu Coutinho no dia 30/9, em Cuiabá, convidou o palestrante para uma nona apresentação em Brasília. “O convite foi aceito de muito bom grado, e lá estarei no dia 17 de novembro”. Confira mais detalhes aqui.

 
INSCRIÇÕES ABERTAS
10 e 11 de novembro – Primeiro Geonordeste 

Faltam menos de 10 dias para o primeiro Simpósio de Geotecnia do Nordeste, o primeiro evento de grande porte que vai reunir a geotecnia regional em dois dias de encontro - 10 e 11 de novembro de 2010. O encontro, que acontecerá no hotel Manibu, em Recife, PE, terá quatro temas-chave. Fundações, Contenções, Solos Moles e Goetecnia de Suape, em referência a particularidades do solo nordestino, são os assuntos da engenharia geotécnica que esperam os participantes dessa primeira edição. A promoção é do Núcleo Nordeste da ABMS em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inscrições abertas. "É o primeiro evento deste caráter na região Nordeste e se constituirá num fórum privilegiado de debates sobre a Geotecnia Regional", afirma Stela Fucale, presidente da Comissão Organizadora do GeoNE 2010 e presidente do Núcleo Nordeste da ABMS. "A isncrições estão sendo feitas a todo o vapor e nossa expectativa de público, certamente, será ultrapassada". Confira mais detalhes aqui.

 
WILLY ALVARENGA LACERDA
Um professor (emérito) pra vida inteira

Uma inspiração que passou por Monteiro Lobato e Galileu Galilei forjou a infância de Willy de Alvarenga Lacerda, ex-presidente e sócio emérito da ABMS e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que em 2010 seria agraciado com o título de professor emérito da instituição. Desde pequeno, nos anos 40, o futuro professor Willy se via sobre o mapa do país desenhando estradas que ligariam as principais capitais brasileiras e que deixariam de ser as “estradas de atolagem”, registradas por Lobato na memória do pequeno Willy Lacerda. Anos mais tarde, a inspiração viria de mais perto. Aluno de engenharia civil, Lacerda se apaixonou pela mecânica dos solos apresentada pelo professor Fernando Emmanuel Barata. Uma paixão que o levou a percorrer estradas, solucionando problemas de estabilidade de taludes e aterros sobre solos moles. De Monteiro Lobato à paixão de solucionar, viver e lecionar a mecânica dos solos. Em outubro de 2010, depois de quase quatro décadas como professor de geotecnia na UFRJ, Willy Lacerda é agraciado com o título de professor emérito da entidade. No dia 6 de outubro, Lacerda recebeu o título e em um discurso emocionado e emocionante contou sua história e agradeceu aos presentes. Saiba mais.

 
COMEMORAÇÃO
Seminário e jantar celebram os 20 anos do Comitê Brasileiro de Túneis

O Comitê Brasileiro de Túneis completa, em 2010, duas décadas de existência. Para celebrar este momento único, o CBT organizou o seminário “Soluções Subterrânea para Megacidades”, a fim de promover debates e troca de experiências sobre o uso do espaço subterrâneo, um objetivo constante do Comitê. À noite, um jantar reuniu e homenageou todos os que contribuíram com a trajetória do CBT. Para o seminário, foram convidadas autoridades como Miguel Bucalem, secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, Luiz Antonio Cortez Ferreira, assessor da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo. A equipe técnica esteve representada por In-Mo Lee, presidente da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA), Han Admiraal, presidente do Comitê de Espaço Subterrâneo da ITA e Tarcísio Celestino, presidente do CBT. No jantar, todos os ex-presidentes do CBT foram homenageados, assim como as empresas que apoiam o trabalho do Comitê, a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) – entidade à qual o CBT é filiado e outras pessoas que contribuíram para as duas décadas de sucesso do CBT. Saiba mais.

 
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose