Edição Nº 42 - 03/09/2010
EDITORIAL
 Cobramseg 2010 superou todas as expectativas

Há vários formas de medir o sucesso de um evento como o Cobramseg 2010. Uma delas é o interesse por ele despertado junto à comunidade geotécnica. Nesta perspectiva, o Cobramseg 2010 superou as expectativas mais entusiasmadas. Ninguém poderia imaginar, por exemplo, que o evento em Gramado (RS) recebesse 1.389 inscrições, das quais 437 de estudantes. O número de inscritos praticamente dobrou em relação à média dos anteriores, que já foi excelente. Importante por sua força e representatividade, a referência numérica não é, no entanto, a única medida de sucesso. Costumo medir a boa qualidade de um encontro técnico quando ele é capaz de promover acréscimo importante no cabedal de conhecimentos que acumulamos ao longo de nossa carreira profissional, ou a abertura de novos desafios. Também deste ponto de vista, o Cobramseg 2010 trouxe contribuições que julgo singulares, sem o risco do exagero. Confira aqui a íntegra do editorial

 
COBRAMSEG 2010 – BALANÇO
Congresso termina com comemoração aos 60 anos da ABMS e entrega de prêmios profissionais  

Recorde de participantes. Mais de 1.300 pessoas estiveram em Gramado, entre os dias 17 e 22/8, para participar do Cobramseg 2010. O destaque não foi só no alto número de congressistas, mas também na significativa participação dos jovens – 437 alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado marcaram presença na 15ª edição do Cobramseg. No último dia do Cobrasmeg 2010 - 22/8, a Assembleia Geral da ABMS encerrou o Cobramseg 2010 com palestra de Jean-Louis Briaud, presidente da ISSMGE, entrega dos prêmios profissionais do biênio e homenagem a ex-presidentes e sócios eméritos da entidade. “Chegamos aos 60 anos com uma ABMS que cresce e que se preocupa com seu papel no meio técnico e também na sociedade”, afirmou Jarbas Milititsky, presidente da ABMS. “Não podemos deixar de homenagear, neste momento, os grandes herois, que fundaram e contribuíram sem tamanho para formar a entidade da qual participamos hoje”. Confira mais detalhes.

 
PRESIDENTE DA ISSMGE
Com muito bom humor, Jean-Louis Briaud fala sobre a engenharia, a ABMS e a ISSMGE 

Nascido na França, Jean-Louis Briaud deixou seu país para fazer mestrado e doutorado no Canadá. De lá foi para o Texas, onde vive até hoje. Casado e pai de dois filhos, Briaud é também o presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE). “Tenho minha família e a família profissional, que é a número dois em minha vida”, conta o engenheiro. Com muito bom humor, ele recebeu a reportagem do site da ABMS, no Cobramseg 2010, para falar sobre a engenharia, a ABMS e a ISSMGE. Eleito em outubro de 2009, Jean-Louis Briaud afirma que é sua esposa quem o ajuda a manter a simplicidade e a honestidade. “Quando fui eleito, perguntei como ela se sentia sendo casada com o presidente da ISSMGE”. Ela respondeu: “Presidente Briaud, não se esqueça de tirar o lixo”, lembra rindo. Jean-Louis Briaud é professor de engenharia civil da Texas A&M University. Já orientou 84 mestrados e realizou 63 projetos de pesquisa. “Mudei-me para o Texas para ser professor assistente”, diz. “Como não me demitiram até hoje, continuo lecionando naquela instituição”, completa. Saiba mais.

 
PRÊMIO DYWIDAG-SYSTEMS INTERNATIONAL
 E o prêmio vai para ... o aluno

Concorrendo com grupos de professores e engenheiros de diversas empresas brasileiras, o vencedor da prova de carga-recalque do Prêmio DYWIDAG-Systems International (DSI), oferecido durante o Cobramseg 2010, foi um aluno de graduação em engenharia civil. Entre as 19 incrições, Dirney Cury Filho (à direita), aluno do último período da UNIP, em São Paulo, foi o que chegou mais perto do resultado correto em sua previsão do comportamento carga-recalque de uma prova de carga estática, realizada em estaca hélice contínua. “Não acreditei na hora em que o resultado foi divulgado, ao final do Cobramseg”, lembra o jovem. “Fiquei sentado, sem conseguir levantar, até que algum dos meus amigos me cutucou e disse que era eu mesmo. Levantei correndo e com as pernas bambas”. Na foto acima, Dirney Cury Filho recebe o prêmio Dywidag Systems International das mãos de Carmine Esposito, diretor executivo da Dywidag no Brasil. Leia mais.

 
PRESENÇA ILUSTRE
“Teoria e prática devem caminhar juntas”, afirma Harry Poulos durante encontro Luso-Brasileiro

A segunda edição da Victor de Mello Lecture, teve como palestrante Harry Poulos, renomado especialista australiano que participou da construção de importantes obras em todo o mundo. A apresentação encerrou o V Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, no dia 18/8. Poulos defendeu a união entre teoria e prática. Segundo o especialista, há um grande espaço entre os estudos realizados e a prática da engenharia, que é a mesma há 30 ou 40 anos. “Há diversos estudos realizados que chegaram a muitas conclusões extremamente úteis, mas esse trabalho não impacta a prática”, afirma o especialista. “A engenharia não tira proveito das técnicas modernas, de métodos modernos de projeto”. O encontro Luso-Brasileiro de 2010 contou com a presença da presidente da SPG, Laura Caldeira. "Nosso ilustre engenheiro Maranha das Neves também nos honrou com sua presença", afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS. "Assim como outros colegas da comunidade geotécnica portuguesa". Saiba mais.

 
JOHN BURLAND NO COBRAMSEG 2010
O homem que estabilizou a Torre de Pisa 

Cabelos brancos, um sorriso discreto e o adorável sotaque britânico preencheram os olhos, as mentes e a expectativa de mais de 1.000 profissionais, professores e estudantes de engenharia, que foram ao Cobramseg 2010 para encontrar um dos mais bem conceituados engenheiros de solos da geotecnia mundial. Jonh Burland, que já foi consultor de estabilidade da estrutura do Big Bang Clock Tower, na Inglaterra, e participou da comissão de estabilidade da Torre de Pisa, na Itália, foi convidado especial do Cobramseg 2010 e dividiu com os participantes um pouco de sua experiência em prevenção de acidentes geotécnicos. Burland fez a abertura da 2ª Victor de Mello Lecture, no dia 19/8, e, apresentou uma palestra sobre previsibilidade de riscos geotécnicos, no dia 20/8. Ao final das apresentações, muitos dos participantes, especialmente os jovens, fizeram questão de registrar o encontro com um dos mais renomados profissionais da geotecnia internacional. Leia mais.

 
COBRAMSEG 2010 ENTREVISTA
Presidente da ISSMGE para a América do Sul fala sobre a engenharia brasileira 

Em entrevista exclusiva ao site da ABMS, o presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE), Roberto Terzariol, falou sobre a engenharia brasileira e o trabalho da ISSMGE. Os desastres naturais que vêm acontecendo em todo o mundo, a segurança de barragens e a importância de normas foram temas abordados pelo especialista em conversa durante o Cobramseg 2010. Veja a entrevista.

 
JOHN BURLAND NO COBRAMSEG 2010
Palestra Pacheco Silva homenageia Leandro Costa Filho 

A Palestra Pacheco Silva 2010 aconteceu dia 22 de agosto, na 15ª edição do Cobramseg. O palestrante e profissional homenageado foi o engenheiro Leandro de Moura Costa Filho, que falou sobre as considerações geotécnicas sobre resíduos industriais e de mineração. O engenheiro sentiu-se honrado por ter sido escolhido para proferir a palestra. “É uma apresentação importante para a ABMS”, afirma. “Por isso, fico lisonjeado por estar aqui”. A Palestra Pacheco Silva acontece bienalmente desde 1992. O objetivo é sempre homenagear um profissional ilustre e um ex-presidente. O conferencista é escolhido pelo Conselho Diretor da ABMS e é sempre um engenheiro geotécnico. Leia mais.

 
BIÊNIO 2011-2012
ABMS elege nova diretoria  

ABMS elege nova diretoria Seg, 30 de Agosto de 2010 14:43 PDF | Imprimir | E-mail Ao final do Cobramseg 2010, a nova diretoria da ABMS, eleita para o biênio 2011-2012, foi apresentada. A eleição ocorreu durante a reunião do Conselho da ABMS, no dia 18/8, ao final do encontro Geojovem. Arsenio Negro Jr. , atual vice-presidente da ABMS, será o próximo presidente da entidade. “Estou feliz com a escolha e muito grato pela oportunidade”, afirmouo futuro presidente (foto). “Presidir uma entidade como a ABMS será um desafio bem-vindo e uma honra”. Saiba mais.

 
ICPMG 2010 - 28/6 a 1/7, EM ZURIQUE
7º Conferência Internacional de Modelagem Física em Geotecnia  

A geotecnia brasileira esteve presente na 7º Conferência Internacional de Modelagem Física em Geotecnia (ICPMG 2010), realizada entre os dias 28 de junho a 01 de julho de 2010, em Zurique. A ABMS e engenharia geotécnica brasileira participaram do encontro com delegados da COPPE-UFRJ (Márcio Almeida), IME (José Renato Oliveira), POLI-UFRJ (Maria Cascão), UENF (Fernando Saboya e Sérgio Tibana) e USP/São Carlos (Cristina Tsuha). Na foto, alguns dos participantes braileiros da ICPMG 2010. O ICPMG 2010 contou com cerca de 300 participantes e 220 artigos publicados. A delegação brasileira participou com nove artigos impressos no total, com apresentação oral de três artigos e quatro pôsteres, além de participação do professor Márcio Almeida em um artigo de Estado da Arte e em reuniões do Comitê Técnico de Modelagem Física TC104 (antigo TC2) da ISSMGE e do International Journal of Physical Modelling in Geotechnics, IJPMG, agora publicado pela Thomas Telford. Leia mais.

 
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose