Edição Nº 41 - 20/08/2010
COBRAMSEG 2010 - GALERIA DE FOTOS
 Evento histórico revela “maioridade” da geotecnia brasileira, diz presidente da ABMS

“É um evento histórico, que revela a maturidade da geotecnia brasileira”, disse o presidente da ABMS, Jarbas Milititsky, na abertura oficial do Cobramseg 2010, nesta quinta-feira, 19/8, em Gramado. Ele se referia ao número recorde de inscrições (1.200) e à qualificação técnica dos especialistas presentes. Entre os participantes internacionais estão Jean Briaud, presidente da Sociedade Internacional de Geotecnia (ISSMGE), Laura Caldeira, presidente da SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia), Roberto Terzariol, presidente da ISSMGE para a América do Sul, Roger Frank, ex-vice-presidente da ISSMGE para Europa, John Burland, professor do Imperial College de Londres, e Harry Poulos, palestrante da edição 2010 da “Victor de Mello Lecture”, cuja apresentação foi aplaudida de pé pelo platéia. Veja imagens da abertura.

 
WORKSHOP DESASTRES NATURAIS - 17/8 - COBRAMSEG 2010
Foco deve ser a prevenção, sustentam especialistas 

Engenheiros geotécnicos, geólogos de engenharia e outros especialistas em solos foram unânimes ao defender a atuação preventiva do Estado e da sociedade para evitar a ocorrência de novas tragédias geotécnicas, especialmente desliza-mentos e enchentes, que provocaram centenas de vítimas no país só neste ano. Eles estão reunidos no Cobramseg 2010 (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), que começou nesta terça, 17/8, em Gramado (RS), com grande presença de público. “Precisamos focar no que é mais importante, que é a prevenção”, afirmou o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos (foto), que falou no Workshop “Desastres Naturais”, promovido pelo Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia (INCT). Para isso, é preciso dar força de lei à Carta Geotécnica. Os especialistas querem incluir no Plano Diretor de cada município a realização compulsória da Carta, que “é uma das maiores contribuições da geotecnia para a humanidade”, apontou Rodrigues. O encontro contou com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), que também apoiam o INCT. Confira mais detalhes.

 
TARDE DO WORKSHOP DESASTRES NATURAIS
Prevenção e gestão de risco são temas da segunda parte do debate  

O Workshop Desastres Naturais teve continuidade na tarde do dia 17 de agosto. Depois da análise da suscetibilidade ao risco geotécnico, a prevenção de acidentes, a gestão de risco e as ações emergenciais em encostas ganharam o palco do Cobramseg 2010. A instrumentação da engenharia e as soluções para mitigação de acidentes em encostas foram os assuntos abordados no início da tarde. Cinco especialistas de destaque no país apresentaram exemplos de soluções aplicadas em áreas de deslizamentos em diferentes regiões do território nacional. Estradas, rochas e encostas costeiras foram os temas que se alternaram nas apresentações dos palestrantes. Saiba mais.

 
COBRAMSEG 2010 - GEOJOVEM
 Ex-presidente fala sobre Lei de Segurança de Barragens

No segundo dia de eventos do Cobramseg 2010, que acontece de 17 a 22/8, em Gramado (RS), o ex-presidente da ABMS, Alberto Sayão, falou sobre a falta de segurança nas barragens brasileiras. Uma platéia de cerca de 400 jovens engenheiros assistiu às explicações de Sayão, que também é professor da PUC-Rio. O ex-presidente da ABMS falou sobre um dado alarmante divulgado pela Agência Nacional de Águas - nos últimos oito anos, o país contabilizou 800 acidentes, rupturas e incidentes envolvendo barragens. São exatamente 100 imprevistos por ano. Leia mais.

 
PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL
Especialista francês incentiva jovens engenheiros e elogia a engenharia brasileira  

A última palestra do IV Simpósio Brasileiro de Jovens Geotécnicos, o Geojovem, ficou por conta de Roger Frank, professor da École des Ponts Paristech e vice-presidente da ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering) da Europa entre 2005 e 2009. O clima que permeou a palestra foi o de incentivo aos jovens profissionais. O especialista iniciou a apresentação afirmando que a engenharia geotécnica é uma ótima profissão. “É uma mistura de mecânica racional com a arte da engenharia”, justificou. “Não há verdade absoluta. O engenheiro pode construir suas próprias conclusões. É uma ciência de observação”. Saiba mais.

 
PRÊMIOS ABMS - 2009-2010
Escolhidas as melhores teses de mestrado e doutorado do biênio 

Ao final do Geojovem 2010, a platéia de 400 jovens geotécnicos, que visitaram Gramado no dia 18/8 para prestigiar a quarta edição do maior encontro jovem da engenharia geotécnica e a 15ª edição do Cobramseg 2010, assistiu ao anúncio dos grandes vencedores dos prêmios acadêmicos da ABMS para o biênio de 2009-2010. Os jovens Lucas Festugato, da UFRGS, e Gregório L. S. Araújo, da UnB, foram os escolhidos para receber das mãos de Marcos Strauss os prêmios Icarahy da Silveira e Costa Nunes. Os jovens foram eleitos os autores, respectivamente, da melhor dissertação de mestrado e melhor tese de doutorado do biênio. Na foto, Gregório Araújo (centro), vencedor do Prêmio Costa Nunes e seus orientadores, Ennio Palmeira e Renato Pinho Cunha. Leia mais.

 
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose