topo
Edição Nº 40 - 13/08/2010
EDITORIAL EDITORIAL EDITORIAL
Editorial Editorial Editorial

A ABMS vai receber em Gramado, já a partir de terça-feira, dia 17/8, mais de 1.200 participantes já inscritos ao Cobramseg 2010 e aos encontros paralelos, como o Workshop sobre Desastres Naturais, o GeoJovem e o Luso-Brasileiro. É auspicioso constatar que o principal evento de nossa Associação ganha mais força a cada edição, mais participantes, mais densidade técnica e profissional. O número recorde e a qualidade dos participantes vão, certamente, transformar o Cobramseg num encontro inesquecível – justamente agora, quando a ABMS comemora 60 anos.

A excepcional participação alcançada nesta edição se deve, sem dúvida, ao trabalho da equipe liderada por Fernando Schnaid, coordenador da Comissão Organizadora e secretário geral da ABMS, cuja atuação se revela através desses números tão impactantes.

Ressalte-se, também, que o Combraseg 2010 acontece em momento de crescimento dos investimentos em infraestrutura – temática que vai dominar este Congresso. O Brasil tem hoje mais de 1.200 obras de infraestrutura em diversos estágios de evolução. Mais de 700 delas já foram iniciadas e os investimentos envolvidos ultrapassam os 350 bilhões de reais.

Este cenário promissor abre caminho também para o desenvolvimento da engenharia geotécnica em nosso país. Os engenheiros geotécnicos, os geólogos de engenharia e todos os demais profissionais relacionados ao universo das obras de infraestrutura terão certamente papéis de grande relevância a exercer neste momento.

Diante de tais circunstâncias, a ABMS chama para si a responsabilidade de organizar o mais importante encontro geotécnico do país, que contará também com personalidades ilustres do meio técnico internacional. A ABMS assume, assim, a liderança que lhe compete, mobilizando todos os seus associados, convocando as principais empresas do setor, abrindo espaço para a comunidade acadêmica e promovendo um amplo, diversificado e profundo debate acerca de temas sensíveis para a engenharia e para o país.

O aconchegante frio das Serras Gaúchas vai aproximar inteligências e personalidades da engenharia brasileira. Faremos do Cobramseg 2010 um evento memorável, marcado pelo alto nível do debate técnico e pela agradável oportunidade para uma convivência mais próxima entre todos os que fazem parte da ABMS e do universo geotécnico.

Sejam todos bem-vindos a Gramado e ao Cobramseg 2010. Vamos receber a todos de braços abertos.

Jarbas Milititsky
Presidente da ABMS

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose