topo
Edição Nº 38 - 15/04/2010
EVENTO - SÃO PAULO
ABMS e ABGE homenageiam professor Milton Vargas com evento em São Paulo

Aos 96 anos de idade, um dos pais da mecânica dos solos no Brasil será homenageado em um evento promovido pela ABMS em conjunto com a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental). O evento em homenagem a Milton Vargas, presidente da ABMS de 1950 a 1952, acontece no próximo dia 16, a partir das 16h30, no auditório da sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. Um vídeo sobre a vida e obra do professor, produzido pela ABMS, será apresentado durante a homenagem. “Milton Vargas não foi só o primeiro presidente, mas também uma figura símbolo da geotecnia brasileira. Ele representa a criação do conhecimento da geotecnia brasileira”, afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS.

O evento do dia 16/4 dá início a uma recente iniciativa da ABMS. Em 2010 a entidade, completa 60 anos, e uma das maneiras que escolheu para comemorar é o resgate de sua história por meio da documentação da vida e obra de seus ex-presidentes. Cada uma das seis décadas da ABMS será representada por um ex-presidente, que terá sua vida e obra retratados em reportagens especiais veiculadas pela Associação.

“No Brasil, nós temos muito pouco de preservação das corporações e das associações e nós normalmente nos esquecemos daqueles que nos antecederam. Nós estamos fazendo 60 anos e faz parte desse programa um resgate da história e um reconhecimento à enorme contribuição que os ex-presidentes deram a nossa associação”, destaca Jarbas Milititsky. “Eles foram os fundadores da instituição, mantiveram a chama acesa do conhecimento e, certamente, nós, em reconhecimento, estamos fazendo esse resgate histórico”.


Milton Vargas, como primeiro presidente da entidade (1950-52), é o primeiro homenageado nesta iniciativa. Uma reportagem especial sobre a vida do professor Vargas foi publicada na 34ª edição da revista eletrônica e-ABMS. No próximo dia 16, será apresentado um vídeo-documentário sobre a história de vida do professor que desenvolveu o gosto pela engenharia ainda criança, quando brincava em obras de hidrelétricas, na empresa em que o pai trabalhava como médico.

Um dos pioneiros na mecânica dos solos brasileira, Milton Vargas ficou conhecido por apresentar os solos residuais ao pai da mecânica dos solos mundial – Karl Von Terzaghi, em 1947, em São Paulo. O primeiro presidente da ABMS é um dos grandes ícones admirados pela comunidade geotécnica nacional. “O Brasil passou a ficar conhecido em solos tropicais, solos residuais, e, muito depois disso, em solos não saturados, por causa dos trabalhos do Milton Vargas”, lembra Alberto Sayão, presidente da ABMS entre 2004 e 2008. “Como engenheiros geotécnicos, devemos muito a ele”.

“O professor Milton Vargas estudou profundamente os solos residuais e estabeleceu formas de raciocínio para interpretar os fenômenos particulares desse tipo de solo, inclusive, métodos de recuperação”, destaca Alberto Teixeira, presidente da ABMS de 1976 a 78. “A participação do professor Vargas nesse aspecto é ímpar”.

Segundo o presidente da ABMS, o reconhecimento da contribuição dos ex-presidentes, que começa com a homenagem a Milton Vargas, é extremamente importante para o presente e o futuro da entidade e da engenheira geotécnica brasileira. “Embora hoje o Brasil viva um momento bastante diferente da realidade em que os ex-presidentes estavam inseridos, com outros desafios, entender essa realidade e as soluções que eles encontraram na época é de extrema valia para o presente e o futuro dos geotécnicos e da geotecnia brasileira”, afirma Jarbas Milititsky.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose