Edição Nº 38 - 15/04/2010
EDITORIAL
União em prol do Brasil

Causa indignação e tristeza assistir à repetição de tragédias geotécnicas, que só neste ano já levaram mais de 300 brasileiros à morte e provocaram milhares de feridos e desabrigados. Antes mesmo do fatídico abril no Rio de Janeiro e Niterói, a comunidade técnica e científica, que tem entre suas atribuições profissionais a área de estabilidade de encostas, tinha já produzido um documento público – a “Carta Aberta às Autoridades” – denunciando o “acúmulo de erros e descasos na gestão do crescimento urbano de nossas cidades com relação às características geológicas e geotécnicas dos terrenos ocupados”. Fruto de entendimentos entre a ABMS e a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental), iniciados em fevereiro deste ano, a “Carta”, assinada pelos presidentes das duas entidades, vai muito além da denúncia e aponta cinco medidas que precisam ser implantadas desde já para evitar novos deslizamentos, mortes, feridos e desabrigados no próximo verão. É este documento que será apresentado ao público, oficialmente, nesta sexta-feira, 16 de abril, em São Paulo, na sede do Instituto de Engenharia, às 16h30, em evento conjunto da ABMS e da ABGE, que será marcado também por uma homenagem histórica às sete décadas de atuação profissional de um dos pioneiros da geotecnia no Brasil, Milton Vargas – o primeiro a estudar os solos residuais, típicos de países como o Brasil. Confira aqui a íntegra do editorial de Jarbas Milititsky, presidente da ABMS.

16/4 - INSTITUTO DE ENGENHARIA
ABMS e ABGE apresentam documento público com medidas para evitar tragédias geotécnicas

A ABMS, em conjunto com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), apresenta documento público dirigido às autoridades com o objetivo de evitar que ocorram novos acidentes por escorregamentos de terras, como os que deixaram mais de 250 vítimas no Rio de Janeiro neste início de mês. O documento será apresentado publicamente no próximo dia 16, na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo, a partir das 16h30. A “Carta Aberta às Autoridades”, documento conjunto assinado por Jarbas Milititsky, presidente da ABMS, e pelo geólogo Fernando Kertzman, presidente da ABGE, traz cinco medidas principais. “Chegamos a uma situação de extrema urgência de medidas preventivas. A cada momento vidas humanas são perdidas em pontos de escorregamentos de solo e isso não pode continuar”, declara Willy Lacerda, um dos participantes da reunião ABMS-ABGE, realizada no dia 25 de fevereiro de 2010. Para o ele, a Carta é um apelo às autoridades. “É evidente a urgência de medidas para zoneamento de risco das cidades brasileiras sujeitas a escorregamento de encostas e isso tem de ser feito”. Lacerda e Álvaro Rodrigues dos Santos coordenaram a elaboração da carta em um trabalho que contou também com a participação de Edgar Odebrecht, Luis Antonio Bressani, Roberto Quental Coutinho, Eduardo Soares de Macedo, Osni Pejon, Frederico Garcia Sobreira e Katia Canil. Saiba mais.

EVENTO - SÃO PAULO
ABMS e ABGE homenageiam professor Milton Vargas com evento em São Paulo

Aos 96 anos de idade, um dos pais da mecânica dos solos no Brasil será homenageado em um evento promovido pela ABMS em conjunto com a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental). O evento em homenagem a Milton Vargas, presidente da ABMS de 1950 a 1952, acontece no próximo dia 16, a partir das 16h30, no auditório da sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. Um vídeo sobre a vida e obra do professor, produzido pela ABMS, será apresentado durante a homenagem. “Milton Vargas não foi só o primeiro presidente, mas também uma figura símbolo da geotecnia brasileira. Ele representa a criação do conhecimento da geotecnia brasileira”, afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS. Confira mais detalhes da homenagem.

 

GEOSUL 2010 - 21 a 23 de abril
Principal evento de engenharia da região sul conta com visita técnica à Itaipu

Alguns dos mais relevantes temas da infraestrutura urbana serão discutidos durante a 7ª edição do Simpósio de Práticas da Engenharia Geotécnica da Região Sul, que acontece entre os dias 21 e 23 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Fundações, rodovias, portos, deslizamentos de encostas e barragens serão alguns dos temas abordados no principal encontro geotécnico da região Sul. Temas específicos como investigações geotécnicas e avaliações das obras de reconstrução das áreas que sofreram deslizamentos no estado de Santa Catarina também fazem parte da programação. Oportunidades para o mercado geotécnico com as obras previstas no PAC 2 serão outro tema do evento, que tem como um dos destaques o assunto barragens. Com a recente aprovação da nova lei de segurança de barragens, a estrutura geotécnica entra na pauta de discussão nas vozes dos principais especialistas na área, muitos deles protagonistas do projeto e contrução de umas das maiores usinas hidrelétricas do mundo – Itaipu. Para trazer o debate para a prática, visitas técnicas ao complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu estão na programação dos especialistas participantes do GeoSul 2010. Na hidrelétrica, três pontos serão opções de destino aos mais de 350 presentes ao Simpósio – as próprias barragens, reforço de fundações e análise sismológica. “GeoSul 2010 vai tratar de assuntos de extrema relevância para a infraestrutura e para a geotecnia. O encontro terminará com visitas temáticas a Itaipu - uma verdadeira maravilha da engenharia”, destaca Andrea Dyminski, presidente da Comissão Organizadora do GeoSul 2010. Clique aqui para saber mais.

 

9º IGC – 23 a 27 de maio
Brasil se prepara para receber evento mundial de Geossintéticos

Particularidades e inovações de um tipo de material que pode vir a se tornar um importante aliado na atividade geotécnica serão discutidas durante os cinco dias da 9º Conferência Internacional de Geossintéticos. Pela primeira vez no hemisfério sul, o encontro, que acontece no Guarujá entre os dias 23 e 27 de maio, traz para a discussão nacional o papel dos geossintéticos, materiais industrializados que podem substituir materiais orgânicos nos mais diversos tipos de obras de engenharia civil. “Os geossintéticos podem suprir o papel do material natural, repleto de restrições ambientais, em obras de drenagem, barreira de impermeabilização, reforço de encostas e barragens, separador entre outras”, afirma Maurício Erlich, presidente da Comissão Organizadora do encontro. “As vantagens dos geossintéticos ainda são pouco conhecidas pela comunidade geotécnica e a 9ª IGC é uma oportunidade singular para que os geossintéticos sejam melhor apresentados à comunidade geotécnica”. O evento chega ao Brasil depois de ser realizado em outros oito países do hemisfério norte. Até então o país tinha sediado o Primeiro Simpósio Sul-Americano de Geossintéticos em 1991. O primeiro encontro de abrangência mundial chega ao País com a expectativa de superação dos 800 participantes que compareceram à 8ª edição do evento, que aconteceu no Japão, em 2006. Saiba mais sobre o evento.

 

MAIO
ABMS participa da organização de Simpósio de Solos Moles

Entre os dias 22 e 23 de maio, a ABMS espera 250 participantes para o que promete ser o maior Simpósio de Solos Moles já realizado no Brasil. O “Simpósio de Novas Tecnologias para Projeto e Construção em Solos Moles” acontece no Guarujá, no litoral de São Paulo. Vinte e nove palestrantes de treze diferentes países se dividem em três seções técnicas, quatro Keynote lectures e um Workshop. O evento é organizado pela ABMS, e IGS-Brasil, com apoio da ISSMGE e IGS. O encontro reunirá acadêmicos, executores e consultores brasileiros e estrangeiros para discutir novas técnicas de construção e projeto em solos moles. “Diferentes temas da área construtiva e de projeto serão abordados”, destaca Márcio Almeida, presidente da Comissão Organizadora. “Nosso objetivo é fazer deste evento o maior encontro brasileiro sobre o assunto até agora”. Confirma mais detalhes.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose