topo
Edição Nº 37 - 13/03/2010
AGOSTO
Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia acontece em momento histórico

A comunidade geotécnica de língua portuguesa aguarda com elevada expectativa a realização do Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, que acontece este ano em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de agosto, durante o XV Cobramseg. O Congresso chega este ano a sua quinta edição. Realizado em intervalos de dois anos, o IV Congresso Luso-Brasileiro aconteceu em Coimbra, Portugal, em abril de 2008.

Como organizadora da quinta edição, a ABMS espera aproveitar o evento para comemorar as seis décadas de existência das duas entidades mentoras do encontro – a portuguesa SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia) e a própria ABMS. “Haverá sim espaço para brindes e festividades. Mas a ABMS e SPG vão de fato comemorar esta data com muito trabalho, troca de informações e de apresentação de estudos técnicos de alta relevância para o nosso segmento”, afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS.

O tema central do Congresso - "Implantação de Infra-Estrutura Civil, Sustentabilidade e Inovação" - já permite que se tenha uma antevisão da amplitude do debate. “Nada mais oportuno”, destaca Milititsky.

Não fossem pelos laços históricos e afetivos que unem há mais de cinco décadas os profissionais geotécnicos dos dois países, o próximo Congresso acontece numa data cercada de fortes referências simbólicas. As duas entidades promotoras do Congresso iniciaram suas atividades na década de 1950. A SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia) teve início nos anos 50, com a criação da Comissão de Mecânica dos Solos, ligada à Ordem dos Engenheiros. A ABMS, por sua vez, foi criada no dia 21 de julho de 1950, sob a designação de Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), nome ao qual se somou mais tarde a expressão “e Engenharia Geotécnica”.

“Escreveu o poeta Fernando Pessoa que ‘tudo é símbolos’“, lembra Jarbas Milititsky. “Nesse ambiente de referências históricas e de símbolos, as seis décadas da ABMS e da SPG serão celebradas e comemoradas à altura por todos os participantes do V Congresso e do XV Cobramseg”.

“Haverá sim espaço para brindes e festividades. Mas a ABMS e SPG vão de fato comemorar esta data com muito trabalho, muita troca de informações, de apresentação de estudos técnicos de alta relevância para o nosso segmento”. O tema central do Congresso já permite que se tenha uma antevisão da amplitude do debate. Os presentes vão discutir a "Implantação de Infra-Estrutura Civil, Sustentabilidade e Inovação". “Nada mais oportuno”.

Portugal luta hoje para superar dificuldades econômicas. Os investimentos em infra-estrutura podem, segundo Jarbas Milititsky, servir para o “relançamento” da economia e o reingresso do país numa nova fase de crescimento e prosperidade. Lá se discutem agora projetos como o do TGV (Alta Velocidade Ferroviária ou Trem de Alta Velocidade) entre Lisboa e Madri, do novo aeroporto de Lisboa, do gasoduto entre Portugal e Espanha.

O Brasil, que vive momento semelhante, conta com investimentos em infraestrutura no ritmo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal. Programas como o TAV (Trem de Alta Velocidade), entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, obras de transposição do rio São Francisco, construção de grandes hidrelétricas, estradas, portos e aeroportos fazem parte do atual cenário brasileiro.

É neste contexto que acontece o V Congresso Luso-Brasileiro. “Haveremos de apresentar as contribuições da comunidade geotécnica do Brasil e de Portugal para que tais projetos e obras se façam segundo os mais evoluídos padrões e procedimentos técnicos”, afirma o presidenteda ABMS. “A geotecnia tem muito a contribuir – e o fará de forma consequente e bem fundamentada”. Durante o Congresso, acontece a 2ª Victor de Mello Lecture, “The Mello Foundation Engineering Legacy, que será apresentada pelo professor Harry Poulos, convidado especial da ABMS.


“Diante desse cenário, estamos convencidos desde já do sucesso do V Congresso, para o alcance do qual contamos com o inestimável e insubstituível apoio de todos os que fazem parte da comunidade geotécnica luso-brasileira”, declara.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose