topo

Edição Nº 37 - 13/03/2010

EDITORIAL - ABMS 60 ANOS
História da ABMS é sua plataforma para o futuro

"A ABMS é fonte essencial de consulta para o historiador interessado em escrever a trajetória da engenharia no Brasil – especialmente da engenharia ligada às obras de infraestrutura. Criada em 1950, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica está na origem do conhecimento geotécnico no Brasil e no mundo. Reúne todos os principais nomes da engenharia geotécnica nacional. Não há, portanto, como escrever esta rica trajetória sem recorrer aos pioneiros que fizeram a glória da engenharia geotécnica nacional e que ergueram a bandeira da ABMS.

A afirmação está sustentada em fatos. Enquanto Karl von Terzaghi e Arthur Casagrande, considerados os pais da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica no mundo, apresentavam estudos sobre os solos sedimentares, mais encontrados no Continente Europeu e América do Norte, os pioneiros da mecânica dos solos em nosso país consolidavam as primeiras análises sobre os solos residuais aqui prevalecentes. Nossos especialistas não foram meros reprodutores do conhecimento produzido fora. Tiveram a sabedoria de beber da fonte limpa do conhecimento produzido no mundo e aplicaram esse cabedal ao estudo dos solos tropicais. Tornaram possível assim que obras de grande vulto e grande interesse para o país e para a sociedade fossem mais tarde viabilizadas. Obras como as centrais hidrelétricas, rodovias, ferrovias, metrôs, barragens. Obras que fornecerem as bases para o desenvolvimento econômico e social do nosso país, que tornaram possível o Brasil contemporâneo"


"A ABMS buscou sempre o desenvolvimento da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica no país. Pautou-se pelo apoio permanente ao aprimoramento técnico, científico e tecnológico nacional. Buscou atuar em favor da superação dos entraves na infraestrutura. Lutou de forma contínua para que o Brasil mantivesse a engenharia geotécnica nacional em grau de excelência, à altura da praticada nos países mais desenvolvidos do mundo.

"Muito fez a ABMS ao longo de seis décadas. Se o Brasil e os engenheiros geotécnicos brasileiros são respeitados no plano internacional isto se deve em larga medida à contribuição da ABMS, cujos associados participam, desde a década de 1950, dos principais projetos de engenharia no Brasil, especialmente nas grandes obras de infraestrutura, e estão presentes em consagrados eventos técnicos internacionais, apresentando trabalhos e contribuições científicas reconhecidas e valorizadas.

"A energia e o talento dos líderes da engenharia geotécnica nacional mantiveram erguida a bandeira da ABMS. Contamos nesse período com 29 presidentes e um presidente de honra. Eles não atuaram sozinhos, naturalmente. Souberam reunir e congregar uma plêiade de homens devotados à engenharia, à produção de conhecimento, à consolidação de uma entidade de caráter técnico e científico como é a ABMS.

"Todos eles deram contribuições decisivas para a engenharia nacional. Todos atuaram com brilho para o êxito da nossa associação. E é este legado histórico que representa hoje a plataforma de lançamento da ABMS para o futuro. Este sólido arcabouço técnico e científico não deve servir de âncora para manter a entidade aprisionada ao passado. A história da ABMS é, na verdade, a sua plataforma de lançamento para o futuro.

"Este legado deve servir, portanto, para lançar a ABMS rumo ao futuro e projetá-la ainda mais junto ao meio técnico e acadêmico, permitindo-lhe ainda alcançar círculos mais amplos da sociedade brasileira. Com bases sólidas no mundo técnico e científico, a ABMS está pronta agora para dar um passo adiante.

"A ABMS quer manter vivos os vínculos com a comunidade técnica e científica. Pretende agora projetar as suas contribuições e sua visão de mundo para o conjunto da sociedade brasileira. A ABMS quer abrir o diálogo com a opinião pública, quer ter voz ativa no debate dos grandes temas nacionais afetos a sua área de conhecimento, quer influir sobre decisões da coletividade, do Poder Público, quer, enfim, mostrar que o engenheiro geotécnico tem uma contribuição original e importante a oferecer ao desenvolvimento nacional.

"A melhor homenagem que se pode fazer a todos os que até aqui fizeram a história da ABMS é projetar a entidade no futuro torná-la cada vez mais importante e relevante para os seus associados e para parcelas expressivas da sociedade brasileira. É neste contexto de reconhecimento das conquistas históricas e de transição para o futuro que iniciamos as comemorações dos 60 anos gloriosos anos da nossa ABMS.

"Vamos juntos celebrar a história da ABMS – de merecida homenagem a uma trajetória de glórias. A homenagem mais sincera que podemos prestar aos que nos antecederam é honrar as suas conquistas e fazer a ABMS mais forte, mais dinâmica, mais importante para o Brasil e para a sociedade brasileira."

Jarbas Milititsky
Presidente da ABMS

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
 

Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose