Edição Nº 37 - 13/03/2010
EDITORIAL - ABMS 60 ANOS
História da ABMS é sua plataforma para o futuro

"A ABMS é fonte essencial de consulta para o historiador interessado em escrever a trajetória da engenharia no Brasil – especialmente da engenharia ligada às obras de infraestrutura. Criada em 1950, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica está na origem do conhecimento geotécnico no Brasil e no mundo. Reúne todos os principais nomes da engenharia geotécnica nacional. Não há, portanto, como escrever esta rica trajetória sem recorrer aos pioneiros que fizeram a glória da engenharia geotécnica nacional e que ergueram a bandeira da ABMS. A afirmação está sustentada em fatos. Enquanto Karl von Terzaghi e Arthur Casagrande, considerados os pais da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica no mundo, apresentavam estudos sobre os solos sedimentares, mais encontrados no Continente Europeu e América do Norte, os pioneiros da mecânica dos solos em nosso país consolidavam as primeiras análises sobre os solos residuais aqui prevalecentes. Nossos especialistas não foram meros reprodutores do conhecimento produzido fora. Tiveram a sabedoria de beber da fonte limpa do conhecimento produzido no mundo e aplicaram esse cabedal ao estudo dos solos tropicais. Tornaram possível assim que obras de grande vulto e grande interesse para o país e para a sociedade fossem mais tarde viabilizadas. Obras como as centrais hidrelétricas, rodovias, ferrovias, metrôs, barragens. Obras que fornecerem as bases para o desenvolvimento econômico e social do nosso país, que tornaram possível o Brasil contemporâneo" Confira aqui a íntegra do editorial de Jarbas Milititsky, presidente da ABMS.

JAIME GUSMÃO - PRESIDENTE DA ABMS DE 1982 a 1984
Jaime Gusmão: um engenheiro em prol da sociedade

Aos 78 anos, o engenheiro Jaime Azevedo Gusmão Filho, que presidiu a ABMS de 1982 a 1984, traz nos olhos o espírito inquieto de um homem que escolheu a engenharia para poder ajudar o maior número possível de pessoas. “Ao contrário da medicina que atende a um paciente por vez, com uma única obra consigo alcançar milhares”, afirma o nordestino que dedicou boa parte dos quase 60 anos de carreira à aplicação da engenharia na melhoria de condições de vida da população. Professor há mais de meio século, foi um dos precursores das ações de mapeamento de encostas para prevenção de deslizamentos do nordeste. O professor, que ainda se revolta com a miséria, espera deixar como legado a busca por fazer da engenharia um instrumento útil para a melhoria das condições da sociedade. É também consultor, projetista e um dos líderes históricos da engenharia geotécnica. Deixou sua marca nas páginas das principais obras de engenharia do nordeste, participando da restauração de Olinda na década de 80. Ao longo da carreira, foi diretor e presidente de entidades como o Confea, o Crea, o Clube de Engenharia do Pernambuco, além de presidir a ABMS. O engenheiro participou também da URB - Empresa de Urbanização da Prefeitura de Recife, na qual coordenou projetos de mapeamento e desocupação de áreas de risco, reduzindo em 90% a taxa de mortes por escorregamentos de terras no ano 2000. Ao comemorar 60 anos de história, a ABMS presta aqui uma homenagem a um de seus ex-presidentes e ícone da entidade, Jaime Gusmão. “Um presidente que contribuiu em demasia para a integração e o desenvolvimento dos núcleos regionais da ABMS. Uma figura ímpar de nossa profissão e de nossa entidade”, declara Jarbas Milititsky, atual presidente da ABMS. Conheça aqui mais detalhes da trajetória de Jaime Gusmão.

PARANÁ
GeoSul 2010 prevê visita a Itaipu

Os organizadores da 7ª edição do Simpósio de Práticas da Engenharia Geotécnica da Região Sul esperam receber 350 participantes entre os dias 21 e 23 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Um dos mais importantes eventos geotécnicos da região terá como foco das apresentações temas como fundações, rodovias, ferrovias, portos, contenção de encostas e investigações geotécnicas. O assunto barragens será também um dos destaques do evento, que contará com visitas técnicas temáticas ao complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu. “GeoSul 2010 vai tratar de assuntos de extrema relevância geotécnica e terminará com visitas temáticas a Itaipu - uma verdadeira maravilha da engenharia”, destaca Andrea Dyminski, presidente do Núcleo Paraná/Santa Catarina e da Comissão Organizadora do GeoSul 2010. Confira mais detalhes do GeoSul 2010.

 

BARRAGENS
Política Nacional de Segurança de Barragens é aprovada

O primeiro projeto de lei brasileiro sobre segurança de barragens foi aprovado, pela Senado Federal, no dia 4 de março. A aprovação, em caráter terminativo, que dispensa votação em plenário, é resultado de um trabalho que a ABMS, em conjunto com o CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens) e com outras entidades representantes da engenharia civil nacional, vem desenvolvendo há anos. O empenho das entidades foi marcado pela divulgação de um documento público, em dezembro de 2008 com o pedido de que a Política Nacional de Segurança de Barragens fosse colocada em prática. “A medida já contava com total aprovação da comunidade técnica e científica. Restava apenas aprová-la e implantá-la”, sustenta o presidente da ABMS Jarbas Milititsky. “Há muitas barragens simplesmente abandonadas, sem nenhum processo de inspeção ou manutenção regular, oferecendo riscos de acidentes. Finalmente a política de segurança de barragens foi aprovada”. Clique aqui para saber mais.

 

ABNT
Nova norma de fundações vai a Consulta Nacional

A nova norma para projeto e execução de fundações, NBR 6122, revista por um grupo técnico composto em sua maioria por membros da ABMS, está aberta para consulta pública no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sugestões de melhorias e até de objeções técnicas à nova norma podem ser feitas, exclusivamente de modo online, até a data limite de sete de maio, quando se encerra o período de Consulta Nacional. “Este é um momento em que esperamos a contribuição da comunidade geotécnica”, afirma Jaime Marzionna, coordenador da Comissão Revisora da norma 6122. “É a oportunidade para que a norma chegue ao texto mais completo possível”. Saiba mais sobre a nova norma.

 
 

EVENTOS
2010 – um ano movimentado para a geotecnia

O ano de comemoração dos 60 anos da ABMS se mostra bastante promissor para a discussão técnica da geotecnia no Brasil e no exterior. Com seis eventos de grande porte já no primeiro semestre, 2010 reserva ainda para agosto o XV Cobramseg. O evento, que acontece entre os dias 17 e 22, vem acompanhado da realização do V encontro Luso Brasileiro e da quarta edição do Geojovem. A edição deste ano estréia uma novidade no maior evento brasileiro de geotécnica - a partir desta edição o Cobramseg, que aconteceu em 2008, passa a ser realizado de dois em dois anos. Dois mil e dez começa com a agenda cheia e já no primeiro semestre traz seis eventos de destaque. Três deles acontecem no Brasil – GeoSul, Simpósio de Solos Moles, Conferência Internacional de Geossintéticos. E outros três, fora do país - Congresso Nacional de Geotecnia, em Portugal, Congresso Internacional de Túneis, no Canadá e Conferência Internacional de Desafios Geotécnicos em Regeneração Urbana, na Inglaterra. Saiba mais sobre os principais eventos deste ano.

 

AGOSTO
Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia acontece em momento histórico

A comunidade geotécnica de língua portuguesa aguarda com elevada expectativa a realização do Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, que acontece este ano em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de agosto, durante o XV Cobramseg. O Congresso chega este ano a sua quinta edição. Realizado em intervalos de dois anos, o IV Congresso Luso-Brasileiro aconteceu em Coimbra, Portugal, em abril de 2008. Como organizadora da quinta edição, a ABMS espera aproveitar o evento para comemorar as seis décadas de existência das duas entidades mentoras do encontro – a portuguesa SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia) e a própria ABMS. “Haverá sim espaço para brindes e festividades. Mas a ABMS e SPG vão de fato comemorar esta data com muito trabalho, troca de informações e de apresentação de estudos técnicos de alta relevância para o nosso segmento”, afirma Jarbas Milititsky, presidente da ABMS. O tema central do Congresso - "Implantação de Infra-Estrutura Civil, Sustentabilidade e Inovação" - já permite que se tenha uma antevisão da amplitude do debate. “Nada mais oportuno”, destaca Milititsky. Confira outras informações.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Graziele Storani e Renata Tomoyose