topo
Edição Nº 36 - 05/02/2010
2010
ABMS participa da organização de Simpósio de Solos Moles

Entre os dias 22 e 23 de maio, a ABMS espera 250 participantes para o que promete ser o maior Simpósio de Solos Moles já realizado no Brasil. O “Simpósio de Novas Tecnologias para Projeto e Construção em Solos Moles” acontece no Guarujá, no litoral de São Paulo. Vinte e nove palestrantes de treze diferentes países se dividem em três seções técnicas, quatro Keynote lectures e um Workshop. O evento é organizado pela ABMS, e IGS-Brasil, com apoio da ISSMGE e IGS. O encontro reunirá acadêmicos, executores e consultores brasileiros e estrangeiros para discutir novas técnicas de construção e projeto em solos moles. “Diferentes temas da área construtiva e de projeto serão abordados”, destaca Márcio Almeida, presidente da Comissão Organizadora. “Nosso objetivo é fazer deste evento o maior encontro brasileiro sobre o assunto até agora”.

O mês de maio reserva uma novidade para os profissionais dedicados às construções, projetos e obras realizadas em solos moles. Os dias 22 e 23 serão marcados pela reunião de 29 especialistas em um Simpósio, realizado na cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo. Com o objetivo de reunir e expor novos métodos e tecnologias específicas da engenharia de solos moles, o evento contará com um contingente de 14 palestrantes estrangeiros, vindos de 12 países diferentes.

Especialistas dos Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, Singapura, Espanha, Bélgica, Suíça, Canadá, Países Baixos e Tailândia se unirão aos brasileiros. “Será uma ótima oportunidade para trocarmos informações sobre as mais novas técnicas”, relata Márcio Almeida, da Comissão Organizadora.

O encontro será dividido em três Conferências Especiais e quatro Keynote Lectures. Um Workshop fará parte do evento e reunirá empresas prestadoras de serviços em engenharia de solos moles. Os anais do evento, que pretende reunir 250 participantes, serão publicados e estarão disponíveis aos participantes.

Os 29 palestrantes abordarão diferentes técnicas construtivas e de projetos em solos moles. Aterros estruturados com plataforma de geossintéticos, técnicas de melhoria de solos (drenos verticais, colunas granulares, injeção de cimento) dividirão espaço com aterros leves e aterros reforçados. As inscrições podem ser realizadas no site do evento ou na secretaria no dia do evento. Para fazer sua inscrição, clique aqui. Confira abaixo a programação do evento.

22 May 2010

23 May 2010

8:30 – 9:30 – Registration and Opening

9:30 – 10:00  – Keynote Lecture 1: Kerry Rowe, Queen’s University, Canada – "The interaction between drains and reinforcement and effect on performance of embankments on soft ground"

10:00 – 12:35  - Session 1 – Site investigation, vertical drains and surcharge
·         Chu Jian, Nanyang University, Singapore
·         Eduardo Alonso, UTC, Spain
·         Fernando Schnaid, UFRGS, Brazil
·         Serge Varaksin, France
·         Jin Chun Chai, Saga University, Japan

9:00 – 10:55 – Session 3 - Monitoring & performance
·     Faiçal Massad, USP, Brazil      
·         Ian Martins, COPPE-UFRJ, Brazil
·         Jean Pierre Remy, Mecasolo, Brazil
·         Roberto Coutinho, UFPE, Brazil

10:55 – 11:25 – Keynote Lecture 3: Marcio Almeida – "Overview of Brazilian practice of construction over soft soils"

14:20 – 14:50 – Keynote Lecture 2: G. Filz, Virginia Tech, USA – "Deep mixing to improve the stability of embankments, levees, and floodwalls constructed on soft clay"

13:15 – 13:45 – Keynote Lecture 4: Buddhima Indraratna, University of Wollongong, Australia – "Soft soils improved by prefabricated vertical drains: performance and prediction"

14:50 – 17:50 – Session 2 - Piled embankments. granular piles and deep mixing,
·         Jan Maertens, BVBA, Belgium
·     Dennes Bergado, Asia Inst. of Tecnology, Thailand
·         Laurent Briançon, Paris Conservatoire National, France
·         Suzanne van Eekelen, Deltares, Netherlands
·         Jie Han, University of  Kansas, USA
·     Jimmy Wehr, Keller, Germany
·         Thomas Weber, Switzerland

13:45 – 16:25 – Workshop "Construction Techniques" –

·         Armando Caputo, Brasfond, Brazil
·     Allonda/ Tencate
·     Odebrecht
·         Jorge Duarte, Este, Brazil
·         Geraldo Andrade, Tecnogeo, Brazil
·         Gerson Castro, Dersa, Brazil e Marcos M. Futai, EPUSP, Brazil
·         Akira Koshima, Novatecna, Brazil
·         Patrick Mengé, Dredging International, Belgium

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose