topo
Edição Nº 32 - 10/07/2009
NÚCLEO CENTRO-OESTE
Geocentro será modelo dos próximos eventos da região

Na foto acima, palestra de abertura do Geocentro no dia 18 de junho de 2009.

Com um índice de participação que atingiu quase o dobro do esperado, o primeiro evento unificado do Núcleo Centro-Oeste, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de junho, fechou a edição inicial com 250 participantes e um modelo estrutural que será empregado em todos os outros eventos da região. “Montamos uma equipe de trabalho que será sempre a responsável pela organização dos eventos do Centro-Oeste”, afirma Paulo Viana (à dir.), presidente da Comissão Organizadora do Geocentro.

“Com o mesmo pessoal, podemos unificar e agilizar a organização de eventos que tenham tanto sucesso como foi o caso do Geocentro”. Com o novo modelo de organização criado pelo evento de Goiânia, o Núcleo pretende pleitear a sede do Cobramseg 2014.

Os dias 18 e 19 de junho marcaram a primeira edição do Geocentro, evento de grande porte e pioneiro no Núcleo Centro-Oeste. Com 250 inscritos, o encontro, que aconteceu em Goiânia, superou as expectativas dos organizadores. “Foi excelente”, revela Carlos Medeiros (à esq.), presidente do NRCO. “Tivemos um retorno positivo não só dos participantes, mas também dos patrocinadores”.

Com dois dias de palestras e apresentações de trabalhos, o primeiro Geocentro teve como destaque os debates promovidos pelos convidados externos ao Núcleo. Cinco palestrantes discorreram sobre o tema Desafios Geotécnicos, proposto pela organização.

Dois debates ao final de cada dia de palestras ilustraram o encontro que, para a atividade, contou com nomes nacionais como o do presidente da ABMS, Jarbas Milititsky, tratando do tema “Patologias de Fundações”. O ex-presidente da ABMS e professor da PUC-Rio, Alberto Sayão, participou de debate centrado no tema “Estruturas de Contenção”. Maurício Erhlich, professor da UFRJ, e Alexandre Gusmão, da Universidade Federal do Pernambuco, também contribuíram com a discussão abordando respectivamente os assuntos Geossintéticos e Fundações. Paulo Henrique Vieira Dias, ex-presidente do Núcleo Rio da ABMS, encerrou os debates do último dia de evento com o tema Estabilidade de Taludes.

“A participação dos palestrantes externos foi, sem dúvida, um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso do evento”, afirma o presidente do Núcleo Centro-Oeste, Carlos Medeiros. “As palestras sobre Desafios Geotécnicos motivaram a participação do público e enriqueceram o encontro”.

A palestra de abertura do evento sobre “Confiabilidade de Obras Geotécnicas” contou com a presença do professor Nelson Aoki e foi, segundo o presidente, uma parte marcante do encontro. “O professor Aoki nos honrou com sua presença, promovendo uma discussão de alto nível. Certamente, sem ele o encontro não teria tido o mesmo”.

O sucesso do evento de grande porte do Núcleo Centro-Oeste, também foi resultado da participação de palestrantes de alto nível. Medeiros citou a presença de nomes como Rideci Farias da Reforsolo, Maurício Sales da UFG, Liede Bernucci da USP, Anna Laura Nunes da UFRJ, Wilson Conciani da CEFET. “Estes participantes vieram de longe para contribuir o sucesso do encontro”. Na foto abaixo, palestrantes e participantes do evento. Da esquerda para a direita, em pé: Luciano Fonseca, Paulo Maia, Maurício Martinez, Paulo Henrique Dias, Ennio Marques, Alberto Sayão, Marcio Muniz, Maurício Ehrlich, Carlos Medeiros, Paulo Viana e Newton Rodrigues. Sentados: Sandoval, Nelson Aoki e Liede Bernucci.

 

GEOCENTRO COMO MODELO

A estrutura de organização dos eventos do Centro-Oeste ganhou padronização em aspectos que vão além de programação e definição de local. Os sites dos eventos, a agência de publicidade e até o grupo de patrocinadores estão pré-definidos para as próximas edições dos principais evento regionais.

Os próximos eventos contarão com sites gerais que serão atualizados em cada edição. “A base de cada site será mantida. A cada edição do evento adaptaremos os dados”, destaca Paulo Viana. “É uma maneira de criar uma identidade”.

O Infogeo terá um site fixo que será atualizado a cada edição do encontro. O mesmo acontecerá com o Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados e com o Simpósio de Solos Erosivos. “Para o próximo Geocentro atualizaremos o website desta primeira edição”. Outro item da iniciativa envolveu a contratação exclusiva de uma agência de publicidade. Os próximos eventos do núcleo serão divulgados por uma única agência.

Para fechar a equipe de eventos do Centro-Oeste, a coordenação do Núcleo reuniu um grupo de patrocinadores. Quinze empresas da região e de outras áreas do país firmaram o compromisso de apoiar e patrocinar os próximos eventos da ABMS na região. “O Geocentro superou as expectativas”, sustenta Paulo Viana. “Como primeiro evento de grande porte da região, criou um ambiente promissor para os próximos encontros”.

A organização padronizada tem outro objetivo além de atender aos eventos regionais – o Núcleo Centro-Oeste vai pleitear ser a sede do Cobramseg 2014. “O Geocentro foi um ótimo treino e nos mostrou que somos capazes de organizar”, sustenta Paulo Viana. “Queremos nos preparar para trazer para Goiás o Cobramseg de 2014”.

A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose