topo
Edição Nº 32 - 10/07/2009
EDITORIAL
ABMS brilha em eventos no Brasil e no exterior
 

Os Núcleos Regionais, Comitês e Comissões Técnicas da ABMS vêm dando provas sucessivas de sua capacidade de articulação e aglutinação. Exemplos não faltam, como mostra esta 32ª edição da revista eletrônica e-ABMS, dedicada inteiramente às atividades promovidas por nossos associados. No plano internacional, o destaque é participação de representantes do Comitê Brasileiro de Túneis no Congresso da ITA (Associação Internacional de Túneis). Liderada por Tarcísio Barreto Celestino, presidente do CBT, a comitiva brasileira destacou-se pelo número recorde de membros e a qualificada atuação de seus integrantes no Congresso de Budapeste, realizado em maio. No âmbito interno, dois eventos importantes foram realizados no mês de junho. Mais de 400 engenheiros e estudantes participaram nos dias 1, 2 e 3/6, do GEORS, em Pelotas (RS). Também com muito sucesso, o Núcleo Centro-Oeste promoveu em Goiânia, nos dias 18 e 19/6, o Geocentro, que reuniu 250 participantes. Nosso próximo desafio é seguir na trilha aberta pelos eventos como os aqui apresentados e, em paralelo, dinamizar as atividades das nossas Comissões Técnicas. Queremos chegar em 2010 mostrando ao país uma ABMS mais ativa do que nunca ao completar 60 anos, dando continuidade à bela jornada trilhada por aqueles que nos antecederam na direção da entidade. As seis décadas de nossa Associação serão comemoradas no Cobramseg 2010, em Gramado (RS), cujos preparativos seguem de vento em popa, como mostra esta edição.

Mais de 650 engenheiros geotécnicos, estudantes de engenharia e profissionais ligados ao nosso segmento partiparam no mês de junho de dois importantes eventos. Nos dias 1 e 2/6, o Núcleo Rio Grande do Sul promoveu em Pelotas o GEORS, que contou com a participação ativa de mais de 400 engenheiros geotécnicos e estudantes de engenharia. O encontro superou as melhores e mais otimistas expectativas dos organizadores.

Outro encontro bem sucedido foi o Geocentro, organizado pelo Núcleo Centro-Oeste da ABMS. Mais de 250 engenheiros, estudantes e profissionais da área estiveram presentes ao evento, realizado em Goiânia, nos dias 18 e 19 de junho deste ano. A relação das Universidades UNB e de Goiânia com o meio profissional ficou evidenciada, bem como a qualificação das empresas e apoio das mesmas à organização do evento.

Merece destaque ainda a participação da comunidade tuneleira, associada ao Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS, no Congresso da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) ocorrido em maio, em Budapeste, na Hungria. Novos temas, propostos pelos brasileiros, deixaram para segundo plano o debate sobre o acidente no Metrô de São Paulo – que dominou o congresso anterior.

Quanto ao Cobramseg 2010, seguem firmes os preparativos para o mais importante evento geotécnico do país. Os organizadores esperam receber cerca de 1.000 participantes. Em sua próxima edição, o Cobramseg será palco das comemorações dos 60 anos da ABMS. Haveremos de organizar um Congresso à altura desta conquista, mostrando ao país que nossa Associação está mais viva e atuante do que nunca.

COMISSÕES TÉCNICAS

Em paralelo à organização de encontros e congressos, a ABMS chamou para si um novo desafio, o de dinamizar as atividades das Comissões Técnicas. A primeira proposta, nascida da Comissão Organizadora do Cobramseg 2010, é atribuir às Comissões a missão de participar da organização das seções técnicas do Congresso. A medida deverá valorizar e qualificar ainda mais as seções técnicas do Cobramseg, uma vez que as Comissões Técnicas da ABMS reúnem profissionais que são sinônimos de excelência em suas áreas de atuação.

Outra proposta importante é mobilizar as Comissões para produzir material técnico qualificado na forma de guidelines, recomendações e sugestões relevantes para a prática da engenharia nacional. Há uma relação enorme de temas sobre os quais as Comissões poderiam versar, apresentando contribuições técnicas inestimáveis.

Não é nosso propósito alinhar aqui todos os temas potenciais. Caberá aos membros das Comissões escolherem as questões técnicas mais relevantes para a prática da engenharia e sobre elas apresentar as suas contribuições. A engenharia brasileira muito terá a ganhar com essa proposta. E não só a engenharia. Também os órgãos públicos e todos aqueles que são responsáveis por contratar e fiscalizar obras.

É através do trabalho e da contribuição consistente de suas Comissões Técnicas, Comitês e Núcleos Regionais que a ABMS vai ampliar a sua participação na vida brasileira. O país terá muito a ganhar com este movimento da comunidade geotécnica, que ultrapassa os limites da área acadêmica e empresarial para assumir responsabilidades mais amplas junto à sociedade brasileira e ao país.

Jarbas Milititsky
Presidente da ABMS

 
 
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Diretoria:
Jarbas Milititsky
Arsenio Negro Jr.
Fernando Schnaid
Ilan Gotlieb
André Pereira Lima
  Editor: Helvio Falleiros
Repórter: Graziele Storani e Renata Tomoyose